Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Ricardo Gais
[email protected]
Em uma disputa cada vez mais acirrada, a corrida pelo Palacinho teve mais um capítulo na tarde de ontem, 11, com a realização do segundo debate entre os sete candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul na Câmara de Vereadores. O encontro foi promovido pela Rádio Santa Cruz com apoio do Riovale Jornal. Alex Knak (MDB), Carlos Eurico Pereira (Novo), Frederico de Barros (PT), Helena Hermany (Progressistas), Irton Marques (Solidariedade), Jaqueline Marques (PSD) e Mathias Bertram (PTB) se enfrentaram durante duas horas e meia para apresentar suas propostas e ideias com o objetivo de convencer o eleitor a decidir o seu voto.
No primeiro bloco, os sete candidatos responderam a duas perguntas formuladas por Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal. Na primeira, sobre a diminuição de gastos e redução de secretarias, Alex Knak frisou que firmou compromisso em diminuir a máquina pública com redução de secretarias. “Teremos pessoas técnicas e uma gestão humanizada”; Irton Marx citou que pretende um estilo de governo europeu. “Atualmente o Brasil está em decadência política”; Helena Hermany defende uma equipe técnica com pessoas capacitadas e funcionários públicos valorizados. “Queremos pessoas motivadas para trabalhar”; Jaqueline Marques frisou que o atual governo fez cortes de CCs e despesas. “Daremos continuidade na diminuição dos gastos com redução de secretarias, de salários do primeiro escalão e valorizar os funcionários”; Carlos Eurico Pereira firmou compromisso de reduzir em 50% o número de CCs e secretarias e que irá contratar novos servidores através de processo seletivo. “Essa redução dará uma economia de 1 milhão nos cofres públicos”; Frederico de Barros frisou que possui pessoas comprometidas com um projeto de Município mais acessível para todos. “Nossa equipe será com pessoas transparentes e acessíveis que irão dialogar com a comunidade”, e Mathias Bertram destacou que irá reduzir a máquina pública. “Vamos valorizar o servidor público através do diálogo e com portas abertas entregar políticas públicas para melhorar a vida dos santa-cruzenses”.
Na segunda pergunta, sobre quais critérios irá adotar para definir a sua equipe de governo, Mathias Bertram frisou sua experiência como administrador e que possui no seu quadro grandes gestores. “Nossa equipe será técnica para administrar de forma eficiente e eficaz”; Frederico de Barros salientou que terá equipe que conheça a sua área. “Teremos um corpo técnico com pessoas que irão pensar Santa Cruz para além de quatro anos. Temos um projeto de Município”; Carlos Eurico Pereira salientou que irá realizar processo seletivo para secretários e cargos de confiança. “Importante ter pessoas com senso de equipe, humanizadas e que saibam trabalhar com recursos humanos com diálogo permanente”; Jaqueline Marques citou equipe montada na Secretaria de Educação e que pretende implantar o mesmo exemplo na administração. “Serão pessoas capacitadas, técnicas e que produzem resultados”; Helena Hermany destacou que a escolha será de pessoas capacitadas, com ficha limpa e que irá formar um conselho de voluntários sem viés político. “Queremos pessoas que tenham empatia e tenham diálogo com a comunidade”; Irton Marx destacou que irá escolher pessoas privilegiadas. “Vamos escolher pessoas que são especializadas na sua área e que dialogam com o povo”; Alex Knak destacou que boa gestão passa por planejamento de equipe e frisou que o Secretário de Saúde será um médico e pessoa especializada na elaboração de projetos na área do planejamento. “Teremos pessoas capazes tecnicamente para servir a população”, finalizou.
Nos blocos seguintes, com tema livre, os candidatos se confrontaram. Foram abordados assuntos como propostas para a juventude, política, cultura, gestão pública, geração de empregos, reforma previdenciária para o interior, emprego e renda, educação, jovem no interior, incentivo a universidades, turismo, aumento do IPTU, mobilidade urbana, sub-prefeituras no interior, economia, esporte, turno inverso, fundo eleitoral, saúde, transportes, sustentabilidade, legado político, habitação, internet no interior e segurança. Após, os candidatos usaram as considerações finais para promover as suas candidaturas.
Avaliação e expectativa
Ao fim do último debate promovido pela Rádio Santa Cruz com apoio do Riovale Jornal, os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul avaliaram o confronto e falaram um pouco sobre suas expetativas para o domingo de eleições. Confira:
Alex Knak (MDB): “Agradeço a Rádio Santa Cruz e o Riovale Jornal pela oportunidade importante para que possamos colocar nossas ideias. Quero agradecer o apoio e carinho de cada eleitor (a), pois nossa caminhada vem crescendo e a população que quer uma renovação e que acompanhou o trabalho do Alex como secretário e vereador, vota na gente, pois temos o comprometimento de fazer uma gestão humanizada para as pessoas, com diálogo, assim, diminuímos os riscos de errar na gestão pública. Queremos fazer um gestão baseada no acerto”.
Carlos Eurico Pereira (Novo): “O debate foi muito bom, colocamos nossas ideias de forma clara, apesar do tempo ser curto. Estamos com muito orgulho da campanha que estamos fazendo. A nossa preocupação é trazer novos projetos e ideias, estamos preocupados com a gestão do bem público e uso correto do dinheiro público e muito menos preocupados com conchavos políticos. Se eleitos formos, vamos trabalhar em prol das pessoas e temos muito orgulho dessa nossa caminhada. Nossa expectativa para domingo é surpreender nessas eleições”.
Frederico de Barros (PT): “Acho importante o debate no campo das ideias, propostas e nós mostramos que temos um projeto de Município. Uma Santa Cruz mais democrática, acessível, mais justa e com participação popular. Fizemos uma caminhada com alegria, esperança mostrando que Santa Cruz pode ser diferente”.
Helena Hermany (PP): “Foi um debate muito propício para perceber bem as propostas de cada um, quem veio fazer um debate propositivo e quem veio levantar questões que não interessam para a comunidade. Para a comunidade interessa o que será feito, como será feito, interessam as propostas, o que o candidato tem para apresentar e as pessoas vão saber avaliar a história de cada um, ações e comportamentos, pois Santa Cruz merece ser administrada com os pés no chão e uma pessoa experiente”.
Irton Marx (Solidariedade): “O debate é tradicional nas eleições e fiz o que pude. O tempo é muito curto para todos os candidatos, mas acredito que posso ter correspondido com o que o público esperava. Para domingo, quem vai decidir é o eleitor, pois nós não temos bandeirolas nem santinhos, o mundo evoluiu e o Irton Marx é evolucionista”.
Jaqueline Marques (PSD): “O debate foi um momento muito importante para essas eleições e na edição promovida pela Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal, os eleitores puderam conhecer mais sobre os candidatos, suas propostas e ouvir eles, de que forma vão tocar Santa Cruz do Sul a partir de 2021. No domingo com a Jaque e Ido vamos fazer o melhor por Santa Cruz”.
Mathias Bertram (PTB): “Quero parabenizar pelo excelente debate realizado pela Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal. Apresentar propostas sérias, sinceras, que são possíveis para a gente realizar. Somos um grupo bem preparado, com portas abertas em Brasília e no Governo do Estado e vamos fazer Santa Cruz avançar. Para o domingo, queremos ganhar essa eleição com a força do povo”. (Colaborou a jornalista Sabrina Heming da Rádio Santa Cruz).