Divulgação/Decom/PMSCS
Módulos que serão utilizados na construção das galerias de drenagem
Chegaram nesta segunda-feira os primeiros módulos que serão utilizados na construção das galerias de drenagem sob a estrada de Linha Seival, no trecho compreendido entre o acesso pela RS 287 e a ponte sobre o Rio Taquari- Mirim. Esta etapa dá sequência à obra de pavimentação da via que teve início em janeiro do ano passado, com os serviços de limpeza e escavação.
A partir da próxima semana, os trabalhos serão retomados com escavação e colocação de rachão para formação do lastro onde serão instaladas as galerias. As tubulações vão drenar as águas pluviais evitando que se acumulem sobre a pista. O serviço será executado com mão de obra do município e será feito por etapas. Primeiro uma metade da via será interrompida ao tráfego e somente após a conclusão será liberada para o trabalho seja executado na outra pista.
Ao longo do quilômetro serão quatro pontos de drenagem, cada um com cinco linhas de travessia que irão comportar um total de 220 módulos de concreto armado. A estrutura foi projetada para suportar a carga pesada dos caminhões que trafegam pela via. Cada unidade pesa 1,8 toneladas e tem em suas dimensões 80 centímetros de altura, 1,5 m de largura e um metro de comprimento.
A concepção da obra, segundo o engenheiro civil Leandro Kroth, iniciou comestudos sobre as enchentes que atingem a região. A partir desse levantamento foram escolhidos quatro pontos críticos para a implantação das galerias. Também foi necessária a elevação da estrada em até 70 centímetros em alguns trechos, já que por estarem no mesmo nível, as lavouras vinham sendo alvo de enchentes em dias chuvosos.
Presente no local da obra, na manhã de terça-feira, dia 24, o prefeito Telmo Kirst disse que está cumprindo um compromisso que assumiu com a comunidade e que após a solução do imbróglio com relação à divisa de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, a obra terá continuidade com a pavimentação de mais 1,4 quilômetros de estrada em Linha Seival. Na ocasião ele ressaltou o tamanho do investimento feito pelo município. “Este é o quilômetro mais difícil e mais caro da história de Santa Cruz do Sul. Serão 220 galerias e isto já dá uma dimensão do tamanho desta obra”, disse.
Com relação ao atraso na obra, o secretário de Obras, André Scheibler, justificou informando que ocorreu devido à necessidade de licitação para a compra do material que precisou ser produzido no tamanho certo, conforme as especificações técnicas. A conclusão das galerias está prevista para ocorrer durante o mês de março, dependendo das oscilações do tempo. Já a expectativa para a colocação do asfalto é de que o mesmo esteja finalizado ainda neste primeiro semestre. O custo total da obra, incluindo a pavimentação, será de mais de R$ 1 milhão, com recursos próprios da Prefeitura.
Nova divisa
Enquanto a Secretaria de Obras e Viação dá sequência à obra de pavimentação do quilômetro que vai do acesso pela RS 287 até a ponte sobre o Rio Taquari Mirim, em Seival, a Secretaria de Planejamento e Gestão trabalha no levantamento topográfico para correção dos limites geográficos entre os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, a fim de que a Prefeitura possa finalmente acessar os recursos federais, captados do Ministério da Agricultura, para execução do asfaltamento de mais 1,4 quilômetro na estrada principal.
Conforme o secretário da pasta, Jeferson Gerhardt, após a conclusão desta etapa, toda a documentação, incluindo mapa e memorial descritivo – será submetida às comissões dos dois municípios em questão e 50% dos moradores da área a ser retificada também terão que assinar um termo de anuência concordando com as novas divisas. A proposta também deverá ser submetida às respectivas Câmaras Municipais para aprovação e só então será apresentada à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa que decidirá sobre o tema.
Quanto ao prazo para utilização da verba que, renovado até o mês de julho, o secretário informa que poderá ser prorrogado por meio de aditivo, não havendo risco de perda dos recursos.