Início Geral Prefeitura repassará área da Murilo Braga para Unisc

Prefeitura repassará área da Murilo Braga para Unisc

EVERSON BOECK
[email protected]

Mais um passo na área do desenvolvimento em Santa Cruz do Sul. A notícia é que ainda esta semana a Prefeitura pode encaminhar à Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei oficializando o repasse para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) da área da antiga escola Murilo Braga de Carvalho. O local foi cedido pelo governo do estado há cinco meses para o Executivo.
Segundo o coordenador do futuro Parque Científico Tecnológico Regional (TecnoUnisc), Fernando José Stanck, a Unisc estuda aproveitar parte dos 42,5 hectares para abrigar uma extensão do TecnoUnisc. “Esta área será reservada para expansão das instalações do TecnoUnisc e que se destinará à instalação futura das empresas de base tecnológica voltadas ao desenvolvimento e inovação que demandem lotes mais amplos, devido a se caracterizarem pelo manuseio de matéria-prima e utilização de transporte rodoviário (carretas, por exemplo) incompatíveis com o fluxo do campus universitário”, explica.
Além disso, a utilização do espaço, que está localizado entre a Avenida Independência  e as margens do Rio Pardinho (foto), será estudada a partir de agora. “Vamos fazer um estudo completo da área para projetarmos o que exatamente pode ser feito. Possivelmente será preciso fazer aterramento, nivelamento, pensar que pode haver a duplicação da 287, entre outros fatores”, sinaliza.
Para Stanck, o repasse significa diversificar a matriz produtiva de Santa Cruz do Sul. “Com isso, poderemos auxiliar na diversificação e fortalecimento da economia local, e existem muitas possibilidades. A partir de agora é preciso um planejamento dentro das áreas de atuação do TecnoUnisc – Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tecnologia Ambiental; Biotecnologia; Oleoquímica; e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais”, sublinha.

O QUE É O PARQUE

O Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), com sede no Campus de Santa Cruz do Sul, é um ambiente destinado a promover ações que visem ao desenvolvimento tecnológico em sua área de abrangência regional, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, incentivando o empreendedorismo e a inovação, através da geração de um fluxo contínuo de transferência de conhecimento e tecnologia entre a Universidade, empresas, cooperativas, Estado e sociedade.
As terras que estão sendo destinadas à Unisc representam a extensão entre a RSC–287 e o Rio Pardinho (em torno de 33,6 hectares). O restante, área localizada entre a BR–471 e a Independência, ficará para o Município e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a qual mantém uma unidade no local e tem projetos de crescimento.

A implantação do TecnoUnisc está organizada em três etapas:

ETAPA I – Localiza-se em área do campus da Unisc – Santa Cruz, esse projeto se constitui de obras e infraestrutura de 724m² que contempla as instalações do Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos.  O Centro de Excelência estará edificado e equipado de infraestrutura tecnológica de ponta capaz de gerar tecnologias voltadas à oleoquímica para a produção e transformação de óleos através de processos biotecnológicos. Localizado próximo ao Bloco 51.

ETAPA II – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras. Localizar-se-á em área no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul que contemplará a construção de um prédio de 669m2. 
Constitui-se de espaços adequados para instalação dos núcleos de pesquisa e desenvolvimento das empresas em sinergia aos programas de Pós-graduação, Grupos de Pesquisa, Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos e demais ambientes de inovação e tecnologia da Universidade.  Localizado ao lado do Bloco 17.
Previsão de início de Obras: Março 2013.

ETAPA III – Área externa ao campus da Unisc, mas que guarda proximidade geográfica com a universidade, reservada para expansão das instalações do TecnoUnisc e que se destinará à instalação futura das empresas de base tecnológica voltadas ao desenvolvimento e inovação que demandem lotes mais  amplos, devido a se caracterizarem pelo manuseio de matéria-prima e utilização  de transporte rodoviário incompatíveis com o fluxo do campus universitário.
Esta área repassada à Unisc vai ser uma expansão da estrutura que já está sendo preparada no interior do campus central e deve começar a receber as primeiras empresas em dezembro de 2013. O local tem aproximadamente 33 hectares (onde serão usados entre 6 a 10 hectares para o TecnoUnisc e o restante para a criação de uma reserva de preservação permanente, uma vez que a área é lindeira do Rio Pardinho, rio este que abastece o município de Santa Cruz do Sul).

DIVULGAÇÃO RJ

Foto mostra a extensão entre a RSC–287 e o Rio Pardinho que identifica
a área repassada à Unisc