Em cerimônia realizada no final da manhã da última segunda, 13, no salão nobre do Palacinho, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul oficializou o repasse, através de doação e cessão de uso, de imóveis para a utilização de entidades com fins sociais e esportivos. O ato foi acompanhado por secretários municipais e lideranças das entidades beneficiadas.
O prefeito Telmo Kirst sancionou as leis 8.331 e 8.332, ambas de 12 de dezembro de 2019. A primeira autoriza o Poder Executivo a doar uma fração de imóvel à Associação Esportiva e Cultural Linha Santa Cruz para construção de uma sede social própria. A segunda autoriza a doação de uma fração de imóvel à Associação de Proteção e Assistência dos Condenados de Santa Cruz do Sul (Apac) para construção do Centro Regional de Reintegração Social.
O chefe do executivo também formalizou dois termos de cessão de uso. O primeiro para o Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta, que irá utilizar imóvel do Município com a finalidade de realizar as reuniões da entidade e armazenar as doações que a instituição arrecada e distribui para a população vulnerável. Já a Sociedade Cultural e Beneficente União ocupará as instalações do Ginásio 28 de Setembro. O local será utilizado como sede social da entidade e será destinado à prática de esportes, oficinas, programas sociais, eventos, bem como outras atividades de interesse da comunidade.
Em nome do município, a secretária municipal de Políticas Públicas e Assistência Social, Guiomar Rossini Machado, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas quatro entidades em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em especial, ela enalteceu o trabalho da Apac e colocou-se à disposição para ser voluntária da entidade.