Início Esportes Prefeitura realiza a nona edição dos Jogos de Inclusão

Prefeitura realiza a nona edição dos Jogos de Inclusão

Abertura será às 8h30 com a entrada de mais de 30 delegações, pronunciamento de autoridades e apresentação de grupo de danças da Apae

Para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte de Santa Cruz do Sul, em parceria com a One Brazil Eventos, realizará neste sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo Arnão, a nona edição dos Jogos Municipais de Inclusão, que retorna ao formato presencial. O patrocínio é da Corsan e apoio de diversas entidades de atendimento a pessoas com deficiência e sofrimento mental.


A abertura será às 8h30 com a entrada de mais de 30 delegações, pronunciamento de autoridades e apresentação de grupo de danças da Apae. Haverá tradução em libras para o público não ouvinte. Deverão participar cerca de 600 atletas de escolas públicas e entidades. Esta edição será prestigiada pelo medalhista paralímpico Daniel Dias, multicampeão pan-americano e mundial, recordista de diversas provas de natação, que vai proferir uma palestra logo após a cerimônia inaugural.


Durante o dia, as atividades serão realizadas em diferentes espaços no Parque da Oktoberfest. No Poliesportivo, ocorrerão as competições de basquete reloginho e sobre rodas, bocha adaptada, futebol pênalti, xadrez, judô, taekwondo e oficinas lúdicas de sensibilização. No pavilhão 2, acontecerão os jogos de futsal e no 3 terão lugar as atividades para pessoas com transtorno do espectro autista, coordenadas pelas associações Aira e Luz Azul. E no campo municipal serão as provas de atletismo.


A programação inclui ainda uma roda de conversa com o tema “Atendimentos Educacionais Especializados: Importância da Parceria com a Família e a Escola”, em uma sala externa do ginásio. Durante o almoço na Bierhaus, haverá show de talentos de música e dança. O encerramento está previsto para as 16 horas, com mais apresentações artísticas, entrega de premiação da edição virtual deste ano, de medalhas de participação e a polonese com todos os participantes.


O objetivo dos Jogos de Inclusão, de acordo com o coordenador da comissão organizadora, psicólogo Flávio Ramon, é estimular a prática de atividades esportivas e recreativas entre pessoas com deficiência e sofrimento mental. “Os jogos são uma importante estratégia para chamarmos a atenção dos gestores públicos e da sociedade como um todo para a necessidade de fomentar e consolidar políticas públicas para essa parcela da população”, fisou.


A nona edição dos Jogos de Inclusão conta com o apoio das seguintes entidades: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Mercur, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Dia, Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física, Universidade de Santa Cruz do Sul, Ajusc, Hunters, Hospital Ana Nery, Associação Luz Azul, Associação de Inclusão e Respeito ao Autista e Associação Educacional Cantinho Feliz. Participam da realização as secretarias de Educação, de Cultura, de Saúde, de Governança e Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.