Para manter a tradição de cidade reconhecida por moradores e turistas como uma das mais bem cuidadas do Estado e do país, a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul lançou nesta sexta-feira, 12, no salão nobre do Palacinho, com a presença de secretários municipais, vereadores, líderes de bairros, servidores públicos e imprensa, o programa Meu Bairro Mais. A iniciativa é a primeira de uma proposta mais ampla, batizada É Bom Demais Quando a Gente Cuida, e que vai envolver diversas secretarias em um conjunto de ações que busca também o engajamento de toda a comunidade santa-cruzense.
Com início marcado para a próxima semana, o Meu Bairro Mais vai percorrer todos os bairros da cidade durante uma semana ou mais, a depender também das condições do tempo, do tamanho da área e da demanda por serviços públicos. Com a parceria das associações de moradores, serão executados pela prefeitura, serviços de limpeza de ruas, capina, retirada de entulhos, pintura de sinalização, vistoria dos agentes de endemias e de fiscais da Vigilância Sanitária.
Um dos objetivos do programa, segundo a prefeita Helena Hermany, é sensibilizar os moradores quanto à importância da organização e da mobilização comunitária para a manutenção de ruas limpas e bem cuidadas. Ela ressaltou a necessidade do empenho dos líderes comunitários para que as ações tenham êxito. “O sucesso desse programa depende muito de cada presidente conseguir envolver o seu bairro, despertar o sentimento de pertencimento na comunidade e fazer com que os moradores vejam a importância que este cuidado tem, principalmente porque um bairro limpo e organizado reverte diretamente na saúde da população e aqui estão os agentes de endemias que conhecem bem essa realidade”, disse.
Na mesma linha, o secretário municipal de Serviços Públicos, Luizinho Ruas, lembrou que quando presidente do Faxinal Menino Deus, bairro onde nasceu e se criou, teve diversas demandas atendidas e que o trabalho da associação de moradores contribuiu muito para o progresso local. Ao se dirigir aos líderes comunitários, ele enalteceu o potencial de mobilização da categoria. “Vocês têm muito valor, vocês podem ser mais que um vereador dentro do bairro, vocês também foram eleitos pelo voto”, observou.
A primeira ação do Meu Bairro Mais inicia nesta segunda-feira, dia 15, pelo bairro Faxinal Menino Deus. Na sequência, a previsão é atender os bairros na seguinte ordem: Santa Vitória, Residencial Viver Bem, Carlota, Rauber, Loteamento Mãe de Deus, Loteamento Petrópolis, Bom Jesus, Senai, Várzea, Cohab Independência, Renascença, Belvedere, Margarida, Monte Verde, Bonfim, Arroio Grande, São João, Aliança, Esmeralda, Castelo Branco, Santo Antônio, Progresso e por fim, Linha Santa Cruz.
De acordo com Luizinho, os presidentes das associações de bairros serão informados das datas dos mutirões e deverão mobilizar suas comunidades na semana anterior para que juntem resíduos que não podem ser recolhidos na coleta seletiva, como móveis quebrados, utensílios velhos, colchões e madeira. Um dia antes do recolhimento, que será feito com caminhões e máquinas da prefeitura e Conesul, os objetos deverão estar organizados na calçada, de modo que não atrapalhem a circulação. “Santa Cruz já é conhecida como uma das cidades mais limpas do Estado e agora será ainda mais limpa”, afirmou.
Como vai funcionar o mutirão Meu Bairro Mais:
👉 A cada período, um bairro terá serviços de limpeza de ruas, capina, retirada de entulhos, pintura de sinalização, vistoria dos agentes de endemias e de fiscais da Vigilância Sanitária, entre outras atividades. Os moradores serão avisados com antecedência.
👉 Quando chegar a vez do seu bairro, a população deve descartar na calçada móveis quebrados, utensílios e colchões velhos, restos de madeira e outros entulhos que geralmente não são recolhidos pelo caminhão do lixo;
👉 A primeira ação será realizada a partir da próxima segunda-feira, 15, no bairro Faxinal Menino Deus.