Atendendo uma antiga reivindicação dos defensores da causa animal do município, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, num esforço conjunto das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, lançou o edital de licitação para contratação de uma clínica especializada em serviços veterinários. A iniciativa pretende melhorar as ações desenvolvidas para o bem estar animal econtrole de zoonoses, através de castrações.
O assunto foi tema de uma audiência pública realizada em novembro do ano passado, proposta pelo vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB). Na ocasião, com a presença dos secretários das pastas envolvidas, Henrique Hermany e Raul Fristch, a prefeitura assumiu o compromisso da contratação dos serviços, cujas especificações foram definidas em reunião posterior na Secretaria de Saúde. “A clínica dará suporte técnico ao trabalho que já é desenvolvido pelas ONG’s, entidades e defensores da causa animal, visando a qualificação destas ações”, explica o secretário Henrique.
Os itens dispostos no edital, preveem a realização de serviços como captura e transporte de animais de grande e pequeno porte, tratamentos e medicação para ferimentos leves e graves de baixa e alta complexidade, serviços veterinários para castração e tratamentos básicos como vermicida e vacina antirrábica. O registro de preços prevê um investimento superior a R$ 500 mil nessa área, para a empresa que será contratada num período de 12 meses.
O vereador Gerson Luís Trevisan, proponente da audiência pública que resultou na contratação dos serviços, considera ser de suma importância a ação do município através das duas secretarias envolvidas na pauta. “Essa contratação eleva, fortalece e valoriza o trabalho desenvolvido pelas ONGs e entidades na proteção e no bem estar dos animais em Santa Cruz”, diz.
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Santa Cruz do Sul