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Prefeitura lança edital de auxílio a profissionais da cultura

Foto: Luiz Fernando Bertuol

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou, na manhã desta terça-feira, 23, um edital de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura do município. A iniciativa foi apresentada à imprensa no Salão Nobre do Palacinho e as inscrições começam amanhã, 24.

O edital AjudArte irá distribuir o total de R$ 400 mil, dos quais R$ 300 mil são do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado (FAC-RS) e R$ 100 mil são complementação do próprio município. A prefeita Helena Hermany ressaltou a importância da iniciativa, voltada a uma das categorias mais atingidas pelas medidas restritivas implementadas por causa da pandemia de Covid-19. Helena pediu o apoio da imprensa na divulgação do edital, para que o maior número de pessoas possa ser atingido. “Temos conseguido cumprir nosso papel, de levar o auxílio àqueles que realmente precisam”, afirmou.

O secretário de Cultura, Marcelo Corá, deu detalhes sobre o funcionamento do edital, destinado exclusivamente a pessoas físicas. Ao todo, serão 500 vagas para o recebimento de parcela única de R$ 800. Corá enfatizou que a cultura também faz parte dos pilares de desenvolvimento econômico da cidade, gerando trabalho e renda. “Este é realmente um dos papéis da gestão, cuidar das pessoas e classe artística, que sofreu muito durante a pandemia”, declarou.

Como se inscrever para o AjudArte

O auxílio será concedido aos primeiros 500 inscritos que cumprirem com todos os critérios de seleção. As inscrições podem ser feitas de 24 de novembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022 (até às 14h). Para participar, os candidatos precisam residir em Santa Cruz, estar inscritos no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC) e serem maiores de 18 anos – confira todos os critérios de participação no final da matéria. As inscrições podem ser feitas presencialmente (somente com agendamento pelo telefone (51) 3717-3674) ou pelo site https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/editais-secult.

Quem pode se inscrever no AjudArte?

• Artistas residentes em Santa Cruz do Sul com idade superior a 18 anos dos diferentes setores da Cultura.

• Áreas contempladas: Artes circenses, dança, teatro, artes visuais, artesanato, audiovisual, carnaval, cultura alimentar gastronomia, cultura digital, cultura de povos originários e tradicionais, cultura popular, design, diversidade linguística, fotografia, literatura, moda, museus e espaços de memória, música, patrimônio cultural.

• Estar Cadastrado no Cadastro Municipal de Entes e Agentes Culturais (CMEAC).

Documentos necessários:

• Formulário de inscrição – (com materiais que comprovem a atuação cultural do candidato);

• Cópia simples de documento de identificação com foto e do CPF;

• Comprovante de residência;

• Cópia da Certidão Negativa de Débito ou Documento de Regularidade para com a Fazenda Pública Municipal até 20 de março de 2020 (pessoa física).