A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está finalizando uma série de obras voltadas para a melhoria da educação. Na manhã de sábado, 31, foi a vez de inaugurar as ampliações e reformas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rio Branco, em Linha Saraiva. O educandário que existe há 56 anos e atende 200 estudantes.
O ato contou com a presença da prefeita Kelly Moraes, do vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis, da secretária municipal de Educação e Cultura, Rejane Henn e demais secretários de governo, vereadores, professores, estudantes e comunidade local. Ainda, durante o evento, houve apresentações dos alunos com danças e a leitura de texto produzido pela aluna do 7º Ano, Ana Paula Regener, falando sobre o quanto influenciou positivamente no dia a dia dos estudantes e professores a obra concluída.
Ataídes de Souza
Desenlace da fita inaugural foi acompanhado pela direção da escola e alunos
Na escola Rio Branco foram investidos mais de R$ 270 mil de recursos próprios da Prefeitura. A cozinha antiga foi transformada em ampla sala de aula, sendo construída nova cozinha, com refeitório, além de banheiros, inclusive, um especialmente adaptado para portadores de necessidades especiais.
Segundo a prefeita Kelly Moraes, a realização dessa obra contou com a parceria da direção da escola e do Círculo de Pais e Mestres. Ela destacou a importância dessa colaboração e o diálogo para que, em conjunto, fossem alcançadas as melhorias. “Esta é uma conquista de vocês: professores, alunos e pais. Estamos concretizando o que foi combinado com a comunidade escolar”, disse a prefeita.
O vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis falou sobre a organização da escola e dedicação de todos que estão envolvidos com o educandário. “Esta é uma comunidade unida que, junto com o Poder Público, conseguiu transformar a escola em um modelo: adaptada para portadores de necessidades especiais, sala de informática e atividades diferenciadas. Oferecer às escolas do interior condições idênticas às da cidade sempre foi uma preocupação do nosso governo”, acrescentou Campis.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Rejane Henn, também destacou o quanto foi significativo para a comunidade a realização das ampliações e reformas, pois eram aguardadas há anos. “Juntos conseguimos fazer muito. É um orgulho ver como a escola era e como ficou, com condições adequadas para atender estudantes e professores”.
Já a diretora da escola, Anne Lore Gollmann, salientou a alegria e a emoção de ver concluídas as obras tão esperadas. Ela apresentou imagens de como era a escola antes e depois das ampliações e reformas, demonstrando o salto de qualidade que se deu. “A Rio Branco é uma escola polo, que veio recebendo alunos de instituições menores. Agora, temos espaços que estão de acordo com o porte da nossa escola”, acrescentou. A diretora ainda agradeceu a dedicação que viu da Administração Municipal.
Durante o evento o presidente da Câmara de Vereadores, Ilário Keller e os vereadores Ari Thessing e André Scheibler também estiveram presentes e falaram com a comunidade.