Divulgação/DECOM/PMSCS
Em menos de um ano a Prefeitura já realizou três processos seletivos públicos para a contratação de estagiários
Com o propósito de atender a demanda de recursos humanos junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e assim possibilitar a ampliação de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul agilizou a conclusão do último processo seletivo para contratação de estagiários de nível médio e superior e antecipou em uma semana a homologação do certame.
A contar da próxima segunda-feira, dia 19, os 23 primeiros convocados no edital de chamamento, que está a disposição no site da prefeitura pelo endereço www.santacruz.rs.gov.br, terão cinco dias úteis para comparecerem no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social e apresentarem a documentação obrigatória.
O processo seletivo em questão, realizado no início deste mês, contou com 301 inscritos, dos quais 236 compareceram para realizar as provas, o que resultou em uma abstenção de 21,60%. O índice de reprovados foi de 15,28%. Já o número total de aprovados foi de 190 candidatos, sendo 115 de nível médio, 11 de nível superior e 10 do ensino técnico. A maior parte das vagas é destinada à área da educação.
Em menos de um ano a Prefeitura já realizou três processos seletivos públicos para a contratação de estagiários, sendo os dois primeiros nos meses de junho e novembro de 2013. A seleção é válida sempre por 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.
De acordo com o secretário de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, os aprovados serão chamados conforme a necessidade de suprimento de vagas nas diversas áreas do governo municipal. Ele afirma que, após três processos seletivos realizados pelo atual governo, primando pelos ritos da legalidade, a Administração Municipal entende o mecanismo, em constante aprimoramento, assegura qualidade na contratação de jovens estudantes que buscam no serviço público uma oportunidade de aprendizado profissional para posterior definição de uma carreira. “Percebemos, do primeiro processo seletivo para cá, que estes jovens, ao serem lotados em áreas da Administração para o desempenho de atividades em plena afinidade com seus cursos, têm evoluído consideravelmente já que implantamos também instrumentos que avaliam o desempenho individual e que registram índices satisfatórios de qualidade dos serviços que obrigatoriamente temos que prestar à comunidade”, disse.
A realização de seleção para a contratação de estagiários na Prefeitura ocorreu pela primeira vez em 2013. Até então as vagas eram distribuídas sem critérios formais de avaliação de conhecimentos. A iniciativa teve origem a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Poder Público Municipal e o Ministério Público.