Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em solenidade realizada na manhã desta sexta, 31, no salão nobre do Palacinho, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul firmou um inédito convênio com o Hospital Filantrópico Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, que prestará uma consultoria médico-assistencial nas áreas de pediatria e obstetrícia nas dependências do novo Cemai, que está em obras e será inaugurado no dia 21 de março. O contrato foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst e pela superintendente de Operações e Governos do Moinhos de Vento, Tanira Andreatta Torelly Pinto. O objetivo da parceria é oferecer aos santa-cruzenses o que há de melhor em saúde aos usuários que serão atendidos no espaço público.
A equipe do HMV começa a trabalhar a partir de 10 de fevereiro. De acordo com o coordenador de consultoria do Hospital Moinhos de Vento, Chander João Turcatti, a execução do projeto consistirá em três pilares: diagnosticar sob perspectivas médico-assistenciais o Novo Cemai, em comparação com as melhores práticas da Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV); efetuar o planejamento das melhorias indicadas no diagnóstico, a curto, médio e longo prazo; e implementar e monitorar as entregas de valor acordadas. “O papel do Moinhos de Vento é recomendar, com base nos diagnósticos, as melhores práticas nacionais e internacionais de atendimento no Novo Cemai”, afirma Turcatti.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), o convênio prevê a reorganização dos fluxos de atendimento, administrativo e operacional, a reformulação de escalas médicas, cursos aos profissionais que atuarão no local e treinamento para urgências e emergências. O contrato entre a Prefeitura e o HMV encerra em abril, quando serão entregues os relatórios com a proposição de melhorias de curto, médio e longo prazo. Os processos aplicados credenciarão o Novo Cemai para receber recursos estaduais e federais. “Nossa busca permanente é para oferecer o melhor em pediatria e obstetrícia aos cidadãos. Fazendo isso, além de garantir um direito deles também capacitaremos nossa Secretaria para buscar mais recursos e isso gera um ciclo bastante proveitoso para toda a cidade”, finalizou Régis.