A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, anunciou a abertura de uma nova licitação para dar prosseguimento a obra de construção e ampliação do calçadão da Marechal Floriano. Enquanto isso, para dar segurança aos pedestres e amenizar os transtornos causados aos comerciantes e a população em geral, decorrentes das intervenções inacabadas, a prefeitura fará a partir deste domingo um mutirão incluindo limpeza, retirada de entulhos e nivelamento do passeio público.
Na manhã desta quarta-feira, dia 20, acompanhada de alguns secretários, ela percorreu a quadra situada entre as ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro, conversou com comerciantes e pessoas que circulavam pelo local e ouviu apelos pela conclusão da obra. A partir deste domingo, 24, das 6h às 18h, o trânsito estará interrompido no trecho que vai do Monumento do Imigrante até a 28 de Setembro. Uma equipe com cerca de 20 servidores, envolvendo profissionais de várias secretarias, estará concentrada no local, para onde também serão deslocados maquinário, como caminhão e retroescavadeira.
Caso não seja possível concluir os trabalhos em um único dia, a Prefeitura dará continuidade no domingo seguinte, justamente para não prejudicar ainda mais o comércio. A ideia é manter a via em condições de segurança para o trânsito de pedestres, sem risco de quedas e outros acidentes. A operação terá início com a limpeza das duas quadras inacabadas, remoção de entulho e por último o nivelamento dos buracos deixados em função da retirada do pavimento antigo. Uma primeira camada de brita será espalhada e em seguida será colocada uma camada de cimento para que as pessoas possam caminhar.
“O mais importante agora é deixar as calçadas em condições. A comunidade e, mais especificamente os comerciantes já sofreram muito, 2020 foi um ano difícil em razão da pandemia e nosso dever enquanto Poder Público agora é não acentuar ainda mais essas dificuldades com os transtornos de uma obra inacabada. Vamos promover uma melhoria provisória enquanto preparamos uma nova licitação”, afirmou a prefeita, que aproveitou a caminhada para convidar os comerciantes locais a acompanharem o mutirão no domingo.
Para a comerciante Janaína Mainardi Pires, a polêmica não é bem-vinda, o que os empresários querem é apenas uma solução para o problema que vem prejudicando a atividade. “Que coisa boa alguém vir até aqui e conversar com a gente, porque a obra estava parada e a gente simplesmente sem saber o que ia acontecer. O que queremos é que as coisas aconteçam e que olhem por nós comerciantes, afinal somos geradores de emprego”, desabafou.
Nova licitação
Esta semana a Prefeitura rescindiu o contrato com a Progetto Sul, empresa de Lajeado, que estava executando a obra. E agora, para que outra empresa seja contratada, será necessário uma nova licitação. Para tanto, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento Gestão está trabalhando nas alterações do projeto, em razão das intervenções que já foram executadas. Os ajustes devem levar em torno de 30 dias.
O mutirão para melhorar as condições da Rua Marechal Floriano contará com a participação das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.