Para atender exigências da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai promover algumas adequações no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Os apontamentos, resultado de procedimentos de fiscalização, dizem respeito às condições de segurança, necessárias para a manutenção das operações no local.
As intervenções serão executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi) e envolvem o fechamento parcial de cinco lagos existentes na área, eliminado os desníveis acentuados no terreno. De acordo com as normas estabelecidas para operação da estrutura, a partir do eixo da pista de rolamento, 40 metros de cada lado devem estar totalmente livres de obstáculos. Hoje os lagos invadem essas medidas, representando um risco para a movimentação das aeronaves, devido à diferença de nível existente.
As licenças ambientais já foram concedidas e os trabalhos devem ter início nos próximos dias, com previsão de cerca de 60 dias até a conclusão. O material a ser utilizado na obra será extraído da Granja Municipal. Para eliminar os desníveis acentuados no terreno serão necessários cerca de 11 mil metros cúbicos de solo. O custo das adequações está estimado em R$ 200 mil, que serão pagos com recursos próprios do Município.
Além disso também serão instaladas canaletas na área de abastecimento das aeronaves, para o caso de possíveis vazamentos de óleo. E ainda está prevista a pavimentação da área de manobras.
A prefeita Helena Hermany, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, e técnicos da secretaria estiveram em visita ao local, para uma avaliação antes do início dos trabalhos. “Executar essas adequações é uma das metas que priorizamos para serem viabilizadas dentro dos primeiros cem dias de governo”, disse o secretário.