Início Geral Prefeitura encaminha elaboração de edital para a obra do viaduto do Arroio...

Prefeitura encaminha elaboração de edital para a obra do viaduto do Arroio Grande

Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na sexta-feira, dia 10, no Salão Nobre do Palacinho, autorização para a elaboração do edital de licitação construção do viaduto do Arroio Grande, obra que já está sendo considerada a maior em termos de mobilidade urbana da história do município

O ato de sexta também foi acompanhado pelo vice-prefeito Elstor Desbessell, além de secretários municipais e demais servidores
Jaime Fredrich

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na sexta-feira, dia 10, no Salão Nobre do Palacinho, autorização para a elaboração do edital de licitação construção do viaduto do Arroio Grande, obra que já está sendo considerada a maior em termos de mobilidade urbana da história do município. A expectativa é que o documento fique pronto ainda este mês para que seja lançada a concorrência.

Orçada em R$ 11.618.049,85, a obra do viaduto, que será erguido em um dos principais pontos da cidade, na Avenida Euclides Kliemann com a Castelo Branco, visar dar fim ao problema crônico dos congestionamentos em uma das áreas mais movimentadas da cidade. A estrutura foi dimensionada com 264,83 metros de extensão e projetada de modo a causar o menor impacto possível sobre o entorno.

Nos últimos quatro meses, a empresa Finger & Sommer Engenharia e Consultoria Ltda, licitada pela prefeitura, trabalhou na elaboração dos projetos geométrico, de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e estrutural. Também foram elaborados os projetos de relocações de redes pluvial, água tratada e rede elétrica, além de estudo ambiental, geotécnico e hidrológico.

Todas as edificações, bem como as atividades de comércio e serviços existentes na região serão mantidas. Deslocamentos serão necessários apenas em postes da RGE e tubulações da Corsan. Durante o detalhamento técnico dos projetos foi dada uma atenção especial à questão paisagística. A fim de deixar o local acolhedor, sob o viaduto será implantada uma praça com equipamentos urbanos, como bancos e floreiras.

Ao discursar junto de Carlos Eduardo Guterres Coelho, que interpretava o papel de um avô na campanha de 2012, a prefeita Helena Hermany ressaltou que foram décadas de espera e muitas menções à elevada em propagandas eleitorais. “Estava mais que na hora desse projeto se tornar realidade. Santa Cruz cresceu e o fluxo de veículos aumentou muito, portanto precisamos encontrar soluções para as questões de mobilidade”.

Segundo ela, a previsão é que o edital fique pronto dentro de duas semanas. “Se tudo correr dentro do esperado dentro de dois a três meses teremos a empresa vencedora e no início do próximo semestre a obra vai começar”, projetou.

Ao posar para a foto com os vereadores da base do governo presentes no ato, Helena ressaltou o apoio que recebeu para a aprovação do financiamento de R$ 200 milhões junto à Caixa. “Esta obra, assim como diversas outras, só estão saindo do papel graças aos vereadores que votaram à favor do nosso projeto”.