Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, na tarde desta sexta-feira, 11, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o presidente da empresa Mercur S.A., Jorge Hoelzel Neto, assinaram acordo de cooperação técnica para o plantio imediato de 1,4 mil árvores no Complexo do Lago Prefeito Telmo Kirst. O termo – embasado em princípios de sustentabilidade e conservação ambiental – determina a integração de esforços entre as partes para o manejo e monitoramento das plantas arbóreas e paisagísticas por, no mínimo, quatro anos e ainda prevê que, a partir do ano que vem, outras 8 mil espécies sejam plantadas na cidade.
Para o presidente da Mercur, Jorge Hoelzel Neto, para além da questão ambiental, o aspecto social da iniciativa é de grande relevância. “Cuidar do nosso patrimônio, cuidar da nossa vida, da vida que nos permeia, da vida que está em volta de todos nós. Estamos aqui para sermos felizes, o ser humano nasceu para ser feliz, então nada melhor que cuidar bem do nosso meio ambiente para trazermos essa felicidade”, observou.
Jorge destacou ainda que, para a Mercur, é muito importante encontrar parcerias na cidade onde a empresa nasceu, há 99 anos, e segue crescendo, a fim de materializar este tipo de projeto, que é fundamental para a compensação da pegada de carbono dos gases de efeito estufa produzidos pelas atividades industriais.
Ao discursar a prefeita agradeceu a iniciativa da Mercur e disse esperar que outras empresas se inspirem e sigam o exemplo. “Quando eu era criança nós não tínhamos a conscientização que se tem hoje. Deixamos o meio ambiente muito ruim para essa nova geração, portanto é falando e incentivando os jovens que poderemos mudar essa realidade”, disse. O desejo da prefeita é de que Santa Cruz do Sul seja reconhecida “não só pela sua beleza, limpeza e organização, mas também por ser uma cidade verde”.
O superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, classificou a parceria do Município e da Mercur como louvável e afirmou que a companhia também será parceira do projeto, com perspectivas até de ampliá-lo.
Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Antônio Cechinato, salientou a importância da preservação e do embelezamento de um dos principais pontos turísticos da cidade: “O Lago Dourado, que é a ‘menininha dos olhos’ de Santa Cruz e da região, vai ficar ainda mais lindo e ambientalmente adequado com esta ação que integra meio ambiente e projeto paisagístico”. Na visão dele, a assinatura do termo de cooperação é um “momento simbólico” que pode contribuir para que outras instituições – e a própria população de Santa Cruz do Sul – possam ser motivadas a também fazerem a sua parte na preservação da natureza.