Contando com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul foi inaugurado durante a manhã desta sexta-feira (13) o novo ambulatório médico/odontológico (UBS) do Presídio Regional de Santa Cruz.
Situada no interior da casa prisional, a obra conta com enfermaria, consultório médico e gabinete odontológico. Doze profissionais da saúde vão atuar de forma direta na referida unidade.
A iniciativa é uma parceria entre governo municipal e estadual. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul ficou responsável pela contratação dos 12 profissionais da área de saúde que vão trabalhar no local, enquanto o estado repassou 80 mil Reais para as obras e garante 15 mil reais mensais para manutenção do serviço.
Ataídes de Souza
Prefeita Kelly Moraes e demais autoridades participaram da inauguração do ambulatório prisional
Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de diversas autoridades, a Prefeita Kelly Moraes citou a importância e o significado daquele momento. “Sabemos da nossa responsabilidade, saúde para nosso governo é prioridade. Pretendemos avançar mais ainda. Não devemos julgar as pessoas que estão presas e sim tentar estender-lhes a mão, para que possam retornar recuperados a sociedade”, comentou ela.
Kelly Moraes elogiou o grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde que vai atuar naquele ambulatório, desejando boa sorte a todos. “O esforço de vocês será recompensado e o resultado do que estamos começando hoje, será muito maior”, finalizou a Prefeita.
Ataídes de Souza
Iniciativa tem parceria dos governos municipal e estadual
O titular da 8ª Delegacia Penitenciária, delegado Anderson Louzado, acredita que a inauguração do ambulatório marca avanços, não só para o presídio mas para toda a comunidade.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Édison Rabuske, trata-se de algo histórico para o município. Ele destacou que cada detento contará com um prontuário médico, onde estarão informações sobre sua saúde, doenças e tratamentos a que ele for submetido. Rabuske disse que irão atuar no posto de saúde do Presidio Regional, médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes de ação social.
Após o corte da fita inaugural autoridades e convidados tiveram a oportunidade de conhecer a nova unidade básica de saúde do município.