Início Geral Prefeitura e BRDE assinam acordo de cooperação técnica

Prefeitura e BRDE assinam acordo de cooperação técnica

Iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, assinado na manhã desta segunda-feira, pela prefeita Helena Hermany e pelo diretor de Planejamento e de Operações da instituição financeira, Otomar Vivian

Fotos: Isadora Oliveira

Dentro de poucos dias a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai assinar contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para modelagem de um novo sistema de iluminação pública a ser implantado no município em 2024. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, assinado na manhã desta segunda-feira, pela prefeita Helena Hermany e pelo diretor de Planejamento e de Operações da instituição financeira, Otomar Vivian.

Pelo acordo, diversos outros projetos na área de modernização da gestão pública poderão ser contratados nos próximos três anos, mas a ideia é começar pela iluminação. O tipo de modelo a ser adotado em Santa Cruz será desenvolvido por uma empresa terceirizada, já licitada pelo BRDE, o que vai agilizar todo o processo. “Este acordo é na verdade um grande guarda-chuva e engloba uma infinidade de outros projetos que poderão vir a ser contratados, como na área ambiental, de TI, concessões, entre outros”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, que acompanhou a reunião.

O objetivo da parceria público privada é modernizar toda a estrutura de iluminação pública do município, por meio de concessão para uma empresa que opere com alta tecnologia, nos moldes de um sistema inteligente. A renovação do parque de iluminação vai abarcar a substituição de todas as lâmpadas por LED, garantindo mais eficiência energética e mais agilidade nas manutenções e reparos, também com o uso de aplicativo, tanto por gestores como pelos cidadãos.

O processo de modelagem do novo sistema, que inclui o diagnóstico de infraestrutura e das necessidades da iluminação, deverá se estender até dezembro deste ano e a ideia é licitar em janeiro de 2024 para que até meados do ano que vem iniciem os trabalhos. A empresa que assumir a concessão terá sob sua gerência 22 mil pontos de energia.

Na ocasião, o diretor do BRDE, Otomar Vivian, afirmou que o banco tem condições de assinar o contrato imediatamente e que o resultado vai se refletir na qualidade de vida da população como um todo. “É um enorme legado para Santa Cruz do Sul. A iluminação pública tem uma grande amplitude democrática porque atende tanto quem mora no centro da cidade como quem vive na periferia. Iluminação é segurança, tranquilidade e tem também o aspecto da economicidade. Ficamos honrados com a escolha e esperamos que seja uma parceria duradoura”, observou.

Já o líder do governo na Câmara, Henrique Hermany, também presente no ato, fez questão de destacar que o maior número de reclamações que chega na prefeitura está relacionado à iluminação pública. “Em 2022 foram mais de mil solicitações. Essa parceria vai trazer mais agilidade de resposta, é um projeto inovador e moderno, de acordo com a necessidade e a grandeza de Santa Cruz”, disse. Ele comparou a iniciativa ao protagonismo do ex-prefeito Arno Frantz quando da implantação das lâmpadas de sódio.

A prefeita Helena Hermany agradeceu a parceria do BRDE e disse que Santa Cruz do Sul é um município dinâmico, em constante desenvolvimento e com uma população exigente. “Santa Cruz do Sul é um município que não fica parado, está sempre se desenvolvendo, é uma terra de oportunidades. Temos também uma população que reivindica e que nos instiga a fazer sempre mais e melhor”, disse ela.

Acompanhando o diretor Otomar Vivian, estavam a chefe de consultoria jurídica do banco, Marcia Fonseca, o coordenador de PPPs, Matheus Camboim, e a assessora da diretoria, Clarisse Lopes.