A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, emitiu decreto nesta quinta-feira, 4, congelando o valor da passagem de ônibus nos atuais R$ 4,45 por três meses. Hoje era a data-base prevista no contrato de concessão para reajuste da tarifa. A Administração Municipal agora trabalha para conseguir a diminuição do preço.
“Desde o início, eu sempre defendi que deveríamos encontrar uma maneira de baixar o preço da passagem e não subir. A primeira medida foi manter o valor. Agora, vamos trabalhar junto com o Ministério Público, Agerst e o Consórcio TCS, que possui a concessão do serviço, em uma solução para deixar a tarifa mais barata. Muitas pessoas perderam emprego e renda por causa da pandemia, elas dependem do ônibus para circular pela cidade e não podem ser penalizadas”, afirmou Helena.
Nesta sexta-feira, 5, haverá uma audiência solicitada pela Prefeitura com o promotor de Defesa Comunitária do MP, Érico Barin, para tratar de assuntos bilaterais entre o Município e o Consórcio TCS. O Executivo apresentará uma proposta de alteração no atual contrato de concessão do transporte público. A medida prevê o aumento de 12 para 15 anos da idade máxima da frota de veículos utilizados na prestação do serviço, liberando a empresa de novos investimentos na compra de ônibus. Com isso, espera a diminuição do valor da passagem. A mudança precisa ser aprovada também na Câmara de Vereadores.