A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) está abrindo prazo para o cadastramento de estabelecimentos ligados ao setor turístico. Até o dia 15 de setembro, agências de viagens e operadoras, comércio de alimentação, transportadoras, meios de hospedagem, serviços e equipamentos para eventos podem acessar o site da prefeitura www.santacruz.rs.gov.br e preencher o formulário. Este será o primeiro cadastro oficial do setor no município e vai integrar o Plano Municipal de Turismo, que está em elaboração.
De acordo com a secretária da pasta, Carina Inês Panke da Silva, o cadastro será uma ferramenta essencial para organizar o setor, levantar dados e divulgar os estabelecimentos junto ao grande público. Segundo ela, existe hoje uma carência de informações dos setores que movimentam o turismo. “É muito importante conhecermos este segmento a fundo para que o poder público tenha um retrato mais fiel da estrutura existente no município. Esse levantamento vai contribuir também para um melhor planejamento das iniciativas voltadas a promover a atividade”, explicou.
No formulário devem ser preenchidas informações básicas como endereço, razão social e nome fantasia, site, telefone e WhatsApp, número de empregados fixos e temporários, tipo de empresa, dias e horários de funcionamento. “Sabemos que depois que essa pandemia passar a atividade do turismo não voltará de imediato ao que era antes, ocorrerão muitas mudanças, teremos que nos reinventar e precisamos estar preparados para esse novo tempo”, disse a secretária.
Para acessar o formulário online, é preciso acessar a aba azul superior do portal da prefeitura, clicar sobre a guia Secretaria e arrastar o cursor até Desenvolvimento Econômico e Turismo e clicar, depois clicar à direita na guia Cadastro de Estabelecimentos e preencher os dados solicitados. O procedimento é rápido e não deve levar mais que 15 minutos. Não há limite para o número de cadastrados.
De posse dos dados, a Sedet poderá incluir os estabelecimentos em futuros materiais de promoção a serem desenvolvidos, como mapas, folderes, calendários de eventos, guia turístico e no próprio site do Município. A partir desse cadastro os estabelecimentos também serão chamados para participar da terceira etapa de construção do Plano Municipal de Turismo.