O prefeito Telmo Kirst visitou na tarde desta quinta-feira, 9, a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Esmeralda. Acompanhado do chefe de gabinete, Edson de Azeredo e do secretário de Saúde, Carlos Behm, Telmo vistoriou a obra que iniciou no mês de junho.
Conforme Behm, o andamento da obra segue de acordo com o cronograma previsto. Na etapa atual, de fundação, estão sendo instaladas as vigas para a estrutura da edificação. Com 970,60 metros quadrados, a UPA contará com equipamentos de raio x, laboratórios de exames e leitos de observação. A unidade funcionará 24 horas em conjunto com o Samu, responsável pelo primeiro socorro e encaminhamento do paciente ao médico plantonista e ampliará o acesso ao SUS, contribuindo para a qualificação dos serviços de saúde oferecidos pelo município ao Esmeralda e demais bairros do entorno.
Segundo o prefeito, os recursos captados para a execução da obra junto ao Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, somam R$ 1,4 milhão, o que não é suficiente para concluir a unidade. Por isso, Telmo decretou transposição orçamentária no valor de R$ 880,5 mil (que estavam destinados à Agersant) para a saúde, visando concluir e equipar a UPA no Esmeralda. Após decisão judicial, a proposta foi encaminhada ao Legislativo. Agora, cabe aos vereadores votar a realocação definitiva dos recursos para este fim. “Precisamos investir na saúde do povo de Santa Cruz e, para isso, a disponibilidade de recursos é fundamental. O bairro Esmeralda merece o melhor e uma unidade de Pronto-Atendimento completa”, declara o prefeito.