Início Política Prefeito vetará Projeto de Lei que flexibiliza o feriado de 25 de...

Prefeito vetará Projeto de Lei que flexibiliza o feriado de 25 de Julho

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Entre uma agenda e outra na manhã dessa sexta-feira, 8 de dezembro, o Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst também recebeu no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira um grupo de pessoas que manifestavam em frente à sede do executivo contra o Projeto de Lei que flexibiliza o feriado municipal do dia 25 de Julho, Dia do Colono e do Motorista. O projeto de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP) foi votado e aprovado na sessão da última segunda-feira na Câmara de Vereadores e encaminhado para sanção ou veto do Executivo. “Estamos aqui para tentar sensibilizar do Prefeito e pedir que ele vete esse projeto”, explicou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Renato Goerck. 

Grupo realizou manifesta‹o pac’fica em frente ao Palacinho da Praa da Bandeira

Munidos de faixas e cartazes o grupo iniciou a manifestação por volta das 10 horas. Participaram do ato, vereadores, integrantes de sociedades culturais como Centro Cultural 25 de Julho, além de grupos de corais, sindicatos, representantes da Associação Gaúcha das Escolas Família Agrícola (Agefa) e da Escola Família Agrícola de Santa Cruz (Efasc), além do Diretor de Cultura do Municipio, Nazário Bohnen e do Deputado Federal Heitor Schuch. O grupo foi recebido pelo próprio prefeito que os convidou a entrar e acompanhar a solenidade que seria realizada com integrantes da Unisc, garantindo que ao fim dela conversaria sobre o Projeto de Lei. 

O prefeito Telmo Kirst recebeu e convidou o grupo a entrar na sede do Executivo

E foi justamente assim que ocorreu. Após a assinatura do contrato com a Unisc para a revisão do Plano Municipal de Saneamento, Telmo ouviu o grupo que buscou mostrar seu ponto de vista frente aos acontecimentos. “Boa Vista tem uma tradição forte e antiga de comemorações no dia 25 de Julho, caia ele numa quarta-feira, numa quinta-feira ou numa sexta-feira. E mexer nisso é mexer nos sentimentos das pessoas, na cultura delas. Quando se flexibiliza dessa forma um feriado que tem a importância que o 25 de Juloh tem, tiramos o significado, a historicidade e o valor dele”, disse Nazário. 

Na oportunidade o vereador Alceu Crestani lembrou que Monte Alverne também cultua o feriado com grandes festas e o vereador Edmar Hermany lembrou que Telmo Kirst quando Deputado Federal costumava peregrinar pelas comunidades do interior no dia 25 de Julho, buscando participar e incentivar as comemorações que são realizadas nesse dia. “Tu sempre foi um dos que mais incentivou o culto das tradições dessa etinia, por isso contamos com o teu apoio, prefeito”, declarou. 

Dentro do Sal‹o Nobre, o prefeito ouviu as reivindica›es do grupo e declarou que vetar‡ o projeto de lei em quest‹o

Fala parecida fez o deputado Heitor Schuch, lembrando Telmo das vezes em que ambos tiveram que defender a cultura germânica em Brasília, quando Telmo era também deputado. E por fim, Renato Goerck pediu que fosse respeitado o desejo das comunidades do interior e que fosse valorizada a data, que é utilizada para passar às novas gerações as tradições dos colonizadores e dos antepassados.

A cerimônia encerrou então com a fala do Prefeito Telmo Kirst que se disse “sensibilizado com as palavras ditas”. Sob muitos aplausos ele anunciou que irá vetar o projeto lei. Ele ressaltou, porém, que a discussão voltará à Câmara de Vereadores e que caberá legisladores do município compreender esse veto e aceitá-lo, ou não.