O prefeito Telmo Kirst assinou, nesta quarta-feira, 7, o contrato para aquisição de uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Umees), o chamado Castramóvel. O veículo trailler terá como finalidade o controle de natalidade da população de cães e gatos de rua e também pertencentes a famílias de baixa renda. Os recursos para aquisição do veículo foram obtidos via emenda parlamentar do então deputado federal, e agora senador, Luiz Carlos Heinze, no valor de R$ 149.800.
A unidade, que estará vinculada à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), contará com sala de medicação pré-anestésica, salas de cirurgia, de pós-operatório, de assepsia e autoclavagem, e virá equipado com monitor multiparamétrico, aspirador cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança veterinária. Serão necessários um veterinário e dois auxiliares para a realização das cirurgias. A Sesa fará a contratação dos profissionais que vão atuar no serviço.
O Castramóvel ajudará a reduzir o crescimento populacional de animais de rua, diminuindo assim a incidência de doenças zoonóticas, como leishmaniose, raiva, tungíase e sarna, explica. Os critérios para cadastro das famílias que terão acesso ao serviço e os bairros que serão beneficiados ainda serão definidos.
A presidente do Legislativo, Bruna Molz, comemorou o investimento. “A causa animal é uma questão pública. Com o Castramóvel poderemos controlar a população animal. Agradeço muito o prefeito por apoiar essa causa”, declarou. A vencedora da licitação foi a empresa Rodogreen Implementos Rodoviários, do Paraná, que deverá entregar o veículo em até 90 dias.