O projeto de requalificação da rua Borges de Medeiros, entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro, passará por modificações. O anúncio foi feito pela prefeita Helena Hermany nesta semana.
Conforme a chefe do Executivo Municipal, as mudanças buscam harmonizar a proposta com as aspirações dos empresários estabelecidos na quadra e também dar condições para a manutenção das árvores que se encontram na via. “Essa proposta procura tornar o nosso centro ainda mais atrativo para a população e aqueles que nos visitam. O Passeio da Borges será mais um agradável espaço de lazer e encontro em Santa Cruz do Sul”.
O Setor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Governança está desenvolvendo o novo projeto para o Passeio da Borges. A proposta mantém a ideia de estreitamento da via, com uma única pista para veículos, e o alargamento das calçadas laterais, dando mais espaço e prioridade para os pedestres.
Os passeios laterais receberão cobertura e platôs com bancos, floreiras e canteiros, instalados de acordo com projeto de paisagismo. As árvores serão mantidas e a cobertura será planejada de forma a preservá-las e permitir a execução de podas e manutenções.
A proposta também prevê a instalação de um espelho d’água próximo do cruzamento com a rua Marechal Deodoro, onde deve ser aproveitada a chuva captada a partir das coberturas. A expectativa da Prefeitura é de encaminhar o projeto para licitação até o final do ano.