Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até o dia 2 de maio para ir a um cartório eleitoral regularizar a situação.
Lembrando que cada turno eleitoral corresponde a uma eleição. Quem não vota, não justifica ou não paga a multa terá o título de eleitor cancelado. E sem título, não pode tirar passaporte, assumir funções públicas ou pedir empréstimos, por exemplo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 2 milhões de eleitores deixaram de comparecer às urnas nas eleições municipais do ano passado.
Para regularizar a situação, é preciso ir a um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor de seu município com documento oficial de identificação e comprovante de residência. O passaporte não é aceito como documento. E não é possível fazer a regularização por outra pessoa, mesmo com procuração ou autorização.
Eleitores que estão no exterior podem regularizar a situação indo a um consulado ou embaixada do Brasil também com documento oficial de identificação ou ir a um cartório eleitoral quando retornar ao Brasil.
No site do Tribunal Superior Eleitoral é possível saber a situação do título. O endereço é tse.jus.br.
(Com informações Agência Brasil)