Início Geral Praça Getúlio Vargas: projeto de revitalização está pronto

Praça Getúlio Vargas: projeto de revitalização está pronto

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Localizada no coração de Santa Cruz do Sul, a praça Getúlio Vargas destaca-se desde sua criação, como principal ponto de encontro da população e também como um dos principais cartões postais da cidade. Sua importância histórica e urbanística é acentuada pelo fato de ter surgido simultaneamente à demarcação das primeiras quadras do núcleo urbano ainda na metade do século XIX. Ao longo dos anos, passou por diversas transformações, como por exemplo, o ajardinamento, e agora, no fim do ano de 2017, a praça está mais próxima de passar por um novo processo de revitalização. 

A Associação de Amigos da Praça do Chafariz (Apriz) entregou na manhã da última quarta-feira, 27 de dezembro, ao Prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, um documento contendo nove projetos arquitetônicos já prontos para serem colocados em prática no local. Os projetos, que serão encaminhados para a Secretaria de Planejamento, para que sejam colocados em prática dentro das possibilidades econômicas do município, têm como objetivo tornar o espaço ainda mais acolhedor, tanto para a comunidade, quanto para os turistas que vêm ao município. 

Banheiros receberão uma reformulação geral, interna e externa

Todos os trabalhos, conforme explicou o arquiteto responsável pelos projetos, Ronaldo Wink, foram elaborados por ele, pelo arquiteto Nathan Della Nina Reichel e pelo engenheiro civil Luis Eduardo Vieira Leitão a partir de reuniões da Apriz e tendo como diretrizes a harmonia com o patrimônio já existente, a durabilidade do que for instalado, além da facilidade e do baixo custo de manutenção. “Não queremos que um novo monumento atrapalhe a vista que se tem da Catedral, por exemplo. Tivemos cuidados com esse aspecto. Queremos também que as novas estruturas durem tanto quanto os bancos já existentes, que são da década de 1940, mas que ainda estão ali porque são fortes”, conta. 

Entre os projetos listados, o primeiro que será orçado pela Prefeitura e colocado em prática, conforme o pedido da própria Apriz, é o de revitalização dos sanitários da praça e criação de um novo depósito de material e jardinagem. Conforme apontado no próprio projeto, os espaços foram construídos há muitas décadas e já passa da hora de eles receberem alguns cuidados. 

A proposta envolve, portanto, uma reformulação geral de pisos, revestimentos internos e externos, louças, metais, esquadrias e encanamentos, adição de uma laje de concreto de cobertura e reservatórios superiores de água. Materiais de alta resistência serão empregados, tais como o granito nas bancadas e divisórias dos mictórios e o alumínio nas esquadrias. Sanitários PCD e fraldários serão mantidos e melhorados.

Em sua manifestação, Telmo Kirst destacou que apesar da beleza das praças da cidade, elas precisam de cuidados constantes e que o trabalho desenvolvido pela Apriz dá muito orgulho a ele. “A prefeitura fará, dentro das condições financeiras, a sua parte. Levaremos isso adiante e tiraremos esses projetos do papel a partir de 2018”, disse. 

OUTROS PROJETOS 

Parque infantil: zona de aventura: visando o entretenimento de crianças de 5 a 10 anos, a nova ala infantil da Praça Getúlio Vargas será caracterizada por equipamentos que estimulem as brincadeiras em ritmo de aventura. A rusticidade será a marca do espaço, sendo o conjunto executado em toras de madeira devidamente tratadas. 

Área para mesas de xadrez: Espaço Henrique Costa Mecking (Mequinho): voltado ao lazer e desenvolvimento intelectual de adeptos de todas as idades, a área com mesas de xadrez, contará com mesas e bancos em concreto, com tampos revestidos de granito onde estarão grafados os tabuleiros. Este local, que será instalado em local arborizado, será uma homenagem ao santa-cruzense Henrique Carlos Mecking, que alcançou o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez.

Monumento a Dom Alberto: destinado a homenagear o primeiro bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Alberto Etges, o monumento será constituído de um pedestal em concreto revestido de granito nos tons vermelho e preto com acabamento flameado. O busto, a ser encomendado de artista reconhecido, será confeccionado em bronze. 

Base Monumento à Mãe: Atualmente voltado para a rua Marechal Floriano, o monumento será relocado em função da implantação do coreto. Sua nova posição será direcionada para o centro da praça, apresentando base elevada, com revestimento de granito. Seus degraus de acessos servirão também de local de descanso e contemplação do chafariz.

Pira da Pátria: retirada há alguns anos de seu antigo espaço em frente a Catedral São João Batista, a Pira da Pátria retornará à praça voltada para a rua Ramiro Barcelos. Seu retorno se dará de forma sutil, de maneira a não interferir na visualização, tanto da Catedral quanto do chafariz. Seu projeto conta com uma plataforma que abrigará a coluna e o globo de cobre onde é acesso o fogo. O acesso será feito por uma pequena rampa, junto a Ramiro Barcelos e uma escadaria voltada ao centro da praça. A plataforma poderá servir de base para fotografias da Catedral e a escadaria como pequena arquibancada. 

Coreto: destinado a apresentações culturais, o espaço será voltado para a Rua Marechal Floriano. Ele será feito de estrutura metálica leve e com transparência que não impede a visualização do interior da praça. O espaço contará também com piso de granito que recobrirá degraus e rampa de acessibilidade. Para uma melhor acústica será utilizado um forro de madeira composto por réguas de Itaúba. Luminárias de led e estação elétrica para tomadas completam a infraestrutura do local.

Casa de bombas e filtros do chafariz: espaço semi-enterrado para abrigar as bombas de propulsão dos esguichos do chafariz, bem como os filtros de limpeza das suas águas. Será discreto e em local bem ventilado, constituída de uma laje de concreto impermeabilizada. 

Chafariz: elemento principal da praça Getúlio Vargas, o Chafariz passará por uma completa reestruturação. Para potencializar os jatos, novas bombas de pressão serão instaladas, bem como filtros de limpeza para facilitar a manutenção da água. Para completar, novos esguichos e iluminação cênica serão instalados, para a realização de shows noturnos, além da troca da canalização e diminuição da profundidade do espelho d´água.