A Praça da Cidadania está de volta neste sábado, 7, a partir das 13h30, em uma nova temporada que chega com inúmeras atrações e novidades. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul teve sua primeira edição em 2013 e retorna agora com força total, começando pelo Bairro Santa Vitória. A expectativa da organização é reunir um grande público.
A programação definida para esta primeira edição do ano tem atrações para os públicos infantil, juvenil e adulto. Uma delas é o concurso Boneca do Bairro, sucesso em anos passados e que volta para despertar nas crianças o interesse por experiências multiculturais e de integração. Podem participar até 30 candidatas com idades entre 4 e 8 anos. Todas as participantes ganham bonecas, enquanto as quatro finalistas recebem as faixas de Boneca do Bairro, Bonecas Princesas e Boneca Simpatia e vão à grande final em dezembro.
Também vão ser retomadas nesta temporada as competições esportivas, como futebol 7, futsal e voleibol de areia, e estão previstas as novidades aulão de dança, futmesa, time trial da cidadania, corrida contra o relógio (pump track), oficina de skate, Torneio Speed Run, integração basquetebol sobre rodas e xadrez gigante. A parte artística fica por conta do show de calouros para revelação dos talentos do bairro e de apresentação do grupo Shake. Já o projeto Mostra dos Bairros é um espaço idealizado para potencializar as realizações da comunidade local.
Além da parte festiva, uma série de serviços também vão estar disponíveis durante toda a tarde, em uma parceria da Prefeitura com empresas e entidades. Quem circular pela praça pode obter informações acerca do Banco do Povo, Procon e Cadastro Único, efetuar pedidos de materiais de construção, receber orientações sobre regularização fundiária, troca de titularidade de água e luz, entre outros. O Gabinete da Prefeita vai atender a comunidade e também haverá distribuição de mudas, ônibus da saúde, mateada e praça de alimentação.
Esta edição tem também a participação do Movimento de Mulheres Negras de Santa Cruz do Sul (Movine), com trancista, maquiagem, corte de cabelo, roda de conversa sobre autoestima e empoderamento da mulher. E quem quiser colocar a mão na massa pode descontrair nas oficinas de pintura, de grafite e outras atividades artísticas oferecidas pela Prefeitura.
Para a prefeita Helena Hermany (Progressistas), a retomada do projeto vai tornar mais próximos o poder público e o cidadão. “Com a pandemia enfraquecendo, vamos agora trazer de volta essa grande inciativa que aproxima a Prefeitura de todas as comunidades, levando diversão, entretenimento e muitos serviços. Nosso gabinete estará presente para ouvir e apoiar a população”, comentou.
A praça do Santa Vitória, local do evento, foi revitalizada ano passado. Além da recuperação da quadra poliesportiva, do novo playground e da iluminação, foram feitas melhorias na acessibilidade. O local conta com academia ao ar livre, a primeira do município projetada com aparelhos adaptados, e uma pista pump track, apta para a prática de esporte sobre rodas.