O primeiro Praça da Cidadania de 2023 foi de muito sol e boas notícias para a comunidade da Cohab/Independência, na tarde de sábado, 13. Depois de dois cancelamentos por conta da chuva, a Administração Municipal finalmente pôde dar início ao calendário de atividades que deverá percorrer diversos bairros de Santa Cruz do Sul.
A comunidade ocupou o campo ao lado da sede social da Acani para desfrutar de uma tarde com muito lazer, esporte e cultura. No espaço, a Prefeitura instalou a tradicional estrutura com informações sobre o Banco do Povo, direito do consumidor, sistema habitacional, CadÚnico e regularização fundiária e coleta seletiva, entre outros serviços, para atender a população.
A prefeita Helena Hermany agradeceu a presença do público. Ela fez uma saudação especial às mães presentes ao evento. “Uma cidade é boa de se viver e administrar quando tem mães que sabem educar seus filhos”, declarou.
Helena ressaltou a importância da coleta seletiva de lixo para o meio ambiente e informou que, em breve, um projeto sobre reciclagem será iniciado nas escolas municipais. Ela aproveitou a oportunidade para revelar, em primeira mão, duas ótimas notícias para o bairro: a construção de uma quadra poliesportiva e os estudos para a construção de um ginásio. Por fim, Helena parabenizou os moradores da Cohab por contribuírem para a preservação da praça. “O que é da Prefeitura pertence a cada um de vocês”.
Beloni Carvalho, 75 anos, aproveitou a presença do ônibus da Secretaria de Saúde para fazer a imunização contra a gripe. Acompanhada pelo neto Luís Adriano Carvalho da Silva, 28, ela elogiou a primeira atração do evento. “A Banda do 7º BIB está muito boa”, avaliou. De volta a Santa Cruz do Sul para o domingo de Dia das Mães, Luís Adriano também gostou do que encontrou no evento. “No tempo em que morava aqui não me lembro de algo assim, integrando tantos serviços e atividades”, comentou.
A comerciária Denise Benke, 33, curtiu a Praça da Cidadania com a mãe e as duas filhas, Vitória, 9, e Isadora, 6. “Está uma tarde bastante agradável, com muito serviços públicos”, avaliou. Para ela, a presença do serviço de imunização em atividades como a desta tarde é importante para os trabalhadores. “Estou com a vacinação das minhas filhas em dia graças aos eventos da Prefeitura”.
Um dos pontos altos do Praça da Cidadania foi a escolha da Boneca do Bairro. Ao todo, sete meninas participaram do concurso. O título ficou com Mylena Rafaela Borges da Silva. A 1ª Boneca Princesa foi Antônia Gabriela da Rosa de Vargas; para 2ª Boneca Princesa, Emillyn Lacerda Ferreira França Nunes foi a escolhida; e o título de Boneca Simpatia ficou com Lavínia Duarte Coito.
No Show de Calouros, as vencedoras foram a dupla Monique Fernandez e Fernanda Costa, com a apresentação Mic Drop.
O primeiro Praça da Cidadania também contou com a presença do vice-prefeito Elstor Desbessell, integrantes do secretariado municipal e os vereadores da base do Governo, Raul Fritsch e Henrique Hermany.