A reutilização de potes brancos de sorvete está auxiliando no armazenamento adequado, na reorganização de farmácias, na conservação e no uso correto de medicamentos nas Unidades de Estratégia da Saúde da Família de Santa Cruz do Sul (ESFs). O projeto intitulado Dispensação de medicamentos na Atenção Básica: uma prática organizada e orientada, foi desenvolvido pelo PET-Saúde da Família, com a orientação da preceptora e enfermeira Kellen Nunes Gassen, com a participação das acadêmicas da Unisc, Mariluza Sott Bender, do curso de Psicologia, Lara Françoise Godinho Arruda, do curso de Farmácia, e Andreza Legramanti Gomes, do curso de Enfermagem. O trabalho iniciou na ESF Pedreira e está sendo implantado em todas as demais unidades do município.
Divulgação Unisc
Enfermeira Kellen Nunes (jaleco branco) é quem orienta o projeto
Para concretizar a ideia, foi realizada primeiramente uma campanha para arrecadar o material junto às comunidades dos bairros e na Unisc. “Uma ideia simples, mas que faz a diferença tanto para a organização do ambiente, quanto para a qualidade do medicamento dispensado aos usuários nas unidades de saúde”, disse a enfermeira Kellen Nunes Gassen.
O trabalho vem ao encontro da Política Nacional de Medicamentos (PNM), publicada em 2008 por meio da portaria GM/MS nº. 3916, que tem como finalidades garantir a segurança, a eficácia e a qualidade dos medicamentos, além de promover o uso racional dos medicamentos e garantir o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
Quanto à dispensação de medicamentos na Atenção Básica, realizada pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a mesma deve obedecer as normas exigidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, considerando como fundamentais os fatores que preveem o uso correto e eficaz das medicações sobre os agravos de saúde.
Divulgação Unisc
Acadêmica de Farmácia, Lara Godinho, organizando os potes
A metodologia empregada consistiu na classificação de todos os medicamentos disponíveis nas ESFs, conforme a classe farmacológica, sendo que cada uma recebeu uma etiqueta com cores diferentes. Após, foi criada uma legenda de classes farmacológicas, que foi fixada no mural próximo ao estoque de medicamentos, para possíveis conferências no momento da dispensação, sendo disponibilizado um conjunto de informações e orientações aos profissionais para a prática da dispensação.
“Esse trabalho possibilitou melhorar uma atividade muito presente nos serviços de saúde pública, contribuindo para que o usuário tenha acesso a medicamentos de melhor qualidade e com informações adequadas ao seu uso”, salientou coordenadora do Programa PET-Saúde da Família e professora do Departamento de Educação Física e Saúde da Unisc, Margarida da Silva Mayer.
Além disso, a proposta também propiciou maior aprendizado técnico aos acadêmicos envolvidos. “Houve uma grande interação entre os profissionais do serviço de saúde, os acadêmicos do PET-Saúde e a equipe de saúde das unidades. Fator esse que promoveu o fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional de caráter interdisciplinar, favorecendo a integração das ações de saúde”, consideraram as estudantes Mariluza Sott Bender, Lara Françoise Godinho Arruda e Andreza Legramanti Gomes.
A campanha de arrecadação de potes de sorvete continua. Para participar basta entregar o material na Clínica de Fisioterapia da Unisc, Bloco 34, ou na Secretara de Saúde, Coordenação de Saúde da Família, 3º piso.