Os potenciais turísticos do Vale do Rio Pardo ganharam projeção nacional na última semana. A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) esteve presente na 9ª Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur) entre 20 e 22 de setembro, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Os objetivos foram de promover e divulgar o potencial turístico dos municípios e região, como a Oktoberfest, além da capacitação de empreendedores através da participação de palestras e workshops promovidos no evento.
Estiveram presentes o presidente Carlos Corrêa da Rosa; Marísia Wathier, artesã, empreendedora e presidente da Rota Germânica Rio Pardinho; o empreendedor do Sítio 7 Águas, Dalvo Schmidt, e as gestoras dos municípios de Santa Cruz do Sul, Silvani Frantz, e de Candelária, Ingrid Kinukawa.
No espaço da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RS), o grupo teve oportunidade de atender e interagir com o público visitante através do contato e troca de experiências, além da distribuição do material de divulgação (folders, flyers e sacolas). Houve ainda a mostra de artesanato produzido a partir da matéria-prima da agricultura familiar, como bonecas criadas a partir do uso de bucha vegetal ou palha de milho, artigos que mais chamaram atenção do público.
Ivanice Machado / Conteúdo Brasil
Integrantes da Aturvarp na Feiratur em São Paulo
Segundo avaliação do presidente da Aturvarp, Carlos Corrêa da Rosa, a participação foi positiva uma vez que houve oportunidade de mostrar e divulgar nossa região. “A maioria das pessoas que visitaram a feira tinham como referência e, consequentemente, destino turístico no Estado a cidade de Gramado. Mostramos que o Vale do Rio Pardo está pronto para recebê-los também. Divulgamos maciçamente a Oktoberfest com a distribuição de folders, onde a receptividade foi muito boa, principalmente por parte de pessoas aposentadas e que têm como lazer, o hábito de viajar”, explicou Rosa.
Vários polos
No evento estavam reunidos num só espaço, vários polos de geração de negócios no segmento de turismo rural brasileiro. Dividida em regiões, áreas temáticas, produtos e serviços, a nona edição da Feiratur criou oportunidade para o conhecimento e interseção do público com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Para edição de 2013 os organizadores já decidiram em alterar a data para não coincidir com as festividades da Semana Farroupilha no Estado, dando oportunidade, assim, para a participação de mais pessoas, rotas e roteiros gaúchos, já que o Rio Grande do Sul é um dos principais destinos dos paulistas quando se trata de turismo rural.