O Conselho Municipal de Educação (CME) foi criado em 1995, como órgão consultivo, e passou a ser um órgão colegiado, de caráter normativo, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de assessoramento à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), em 30 de novembro de 2007, da Lei Municipal nº 5.275.
A presidência do CME é composta por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados por órgãos governamentais e não-governamentais, que foram eleitos na primeira quinzena, do mês de dezembro de 2011, para um mandato de 2 anos, que pode ser prorrogado por período igual.
A posse dos novos membros se dará na sede do CME, situada na Rua Coronel Oscar Jost, 1551, sala 205, em Santa Cruz do Sul, na próxima segunda-feira, dia 5, às 14h.
O presidente será Nestor Raschen, representante do Sinepe – Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul; e a vice-presidente, Silvana Marilin Budde, representante da Smec, Secretaria Municipal de Educação e Cultura.