Divulgação/Governo Federal
A sinalização turística já foi implantada no Centro Histórico, região que concentrará o maior fluxo de pessoas na Copa
A capital gaúcha investe em sinalização turística e no bom atendimento ao visitante. O objetivo é recepcionar com hospitalidade os 42 mil estrangeiros e outros 218,2 mil turistas brasileiros que circularão pela cidade durante a Copa.
Já foram instaladas 1.539 placas de sinalização turística, de acordo com a Secretaria de Turismo do município, e outras 231 placas de sinalização temporária estão sendo colocadas. Nesta quarta-feira (4), será inaugurado, na Usina do Gasômetro, o novo Centro de Informação Turística (CIT). Todas as ações têm recursos do Ministério do Turismo (MTur).
O MTur investiu cerca de R$ 680 mil na sinalização e nas instalações de semipórticos (placas de boas-vindas), com recursos da Matriz de Responsabilidades da Copa, além de obras de reformulação do CIT, no Gasômetro, que durante a Copa abrigará o Centro Aberto de Mídia, destinado a profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa.
A sinalização turística já foi implantada no Centro Histórico, região que concentrará o maior fluxo de pessoas na Copa tendo em vista o Caminho do Gol, roteiro preferencial de pedestres em direção ao estádio Beira-Rio. São 60 placas de sinalização viária (aérea), instaladas a partir de avenidas como a Castelo Branco e Farrapos, principais entradas da cidade, seguindo também pela avenida Mauá, rua da Conceição e avenida Loureiro da Silva.
Nos locais considerados de grande atratividade ou de intenso fluxo de pessoas, as placas têm indicações bilíngues (português/inglês). É o caso do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Estação Rodoviária, postos de informação turística e o núcleo Centro Histórico.
Outras 141 placas também já foram instaladas na região que compõem a sinalização turística para pedestres, que orienta roteiros a pé no Centro Histórico e sinalizam 51 pontos turísticos entre Usina do Gasômetro, Cais do Porto, Praça da Matriz e Largo dos Açorianos. A sinalização está sendo ampliada ainda com a instalação de oito semipórticos de boas-vindas nas principais entradas da cidade (avenidas Castelo Branco, Zaida Jarros/dos Estados, Assis Brasil e Bento Gonçalves).
Além desses projetos de sinalização realizados diretamente pela Secretaria Municipal de Turismo, a sinalização viária da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) complementa a cobertura da sinalização turística, com placas de indicações de trânsito associadas a de atrativos e áreas turística.
Ministério do Turismo