Alyne Motta – [email protected]
Pensar numa escola democrática e humanizadora. Este é o objetivo da segunda Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), voltada para a rede pública de Santa Cruz do Sul. Cerca de 700 professores estiveram reunidos no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Alyne Motta
Professores ouviram sobre uma escola democrática e humanizadora
Durante todo o dia de ontem, 30 de julho, os professores puderam ouvir palestras sobre o assunto, uma forma de motivar e formar os docentes. Esta foi a segunda etapa da Jornada Pedagógica e serviu para dar as boas vindas para o segundo semestre do ano letivo.
Conforme a coordenadora pedagógica da Smec, Silvana Marilin Budde, a jornada visa destacar a importância na aprendizagem. “Queremos mostrar, através de questões teóricas, meios de reduzir o índice de reprovação nas escolas municipais”, explica a professora.
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Silvana Budde: meios de reduzir o índice de reprovação nas escolas
Segundo ela, é fundamental que os professores tenham requisitos para, em sala de aula, transformar o conhecimento em aprendizado. “Nosso papel é dar os fundamentos aos docentes, e eles consigam aplicar, na prática, essas informações”, garante Silvana.
A professora ainda destaca a necessidade de aprendizado do aluno. “Mais do que a reprovação, muitos alunos não conseguem aprender em sala de aula, o que torna uma bola de neve, passando a falta de conhecimento de um ano para outro”, descreve a coordenadora pedagógica.
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Mais de 700 professores reunidos em prol da educação
Na manhã houve a palestra “Expectativas de Aprendizagem”, ministrada pela mestra em educação Sônia Bier. Na parte da tarde, os docentes ouviram a psicóloga Denise Quaresma, sobre “A arte de ensinar na contemporaneidade: como enfrentar os desafios na escola com uma geração de múltiplas linguagens”.
PROJETOS
Entre uma palestra e outra, os professores puderam conferir alguns projetos desenvolvidos nas escolas. Um deles foi a apresentação de danças gaúchas, encenadas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Felipe Becker, localizada em Paredão.
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Apresentações artísticas mostraram projetos das escolas