Início Geral Ponto comercial e turístico | Edital de licitação do Quiosque da Praça...

Ponto comercial e turístico | Edital de licitação do Quiosque da Praça está em fase final de elaboração

Futuro administrador ficará responsável pela estrutura do prédio principal, com dois pavimentos, e a sorveteria

Edificação no centro da cidade é tradicional ponto de encontro dos santa-cruzenses e visitantes
Luísa Ziemann

Luísa Ziemann
[email protected]

Fechado desde abril do ano passado, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Santa Cruz do Sul pode voltar a operar. O processo de concessão do Quiosque da Praça, localizado bem no centro, no coração da cidade, avançou e o edital da licitação que irá definir a empresa responsável pelo local está em sua fase final de formatação. No momento estão sendo analisados os últimos detalhes da fase interna, com a definição dos requisitos para participação na licitação, delimitação das atividades que poderão ser exploradas no local e valor da outorga – cobrado pelo direito de explorar e lucrar com a atividade no estabelecimento.

Localizado junto à Praça Getúlio Vargas, o Quiosque já foi conhecido por abrigar grandes eventos sociais, sem contar as delícias gastronômicas e aquela pausa para tomar um cafezinho. O local também servia para um bom bate-papo com os amigos. Em abril do ano passado, a Prefeitura anunciou a colocação do Quiosque à venda. A justificativa do Executivo foi a de que a administração deve focar seus esforços unicamente na gestão do município.

O futuro administrador do complexo ficará responsável pela estrutura do prédio principal, formado por dois pavimentos, e a área onde funcionava a sorveteria. O que irá tomar conta das dependências do Quiosque ainda não foi definido, mas de acordo com o diretor de Relações Institucionais da Prefeitura, Tiago Rech, a ideia é que o Quiosque seja um espaço gastronômico, cultural e turístico.

O complexo, que fica na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, principais vias da região central da cidade, compõe uma área de 1.658 metros quadrados. Em maio deste ano foi aberto edital para a realização de reforma na estrutura, que requer várias melhorias como: serviços e reparos gerais, execução de novos revestimentos de piso, impermeabilização das lajes e marquises, revisão das esquadrias e instalações hidrossanitárias e de gás, troca do forro interno, nova pintura interna e externa, tratamento de infiltrações, lavagem da cobertura, manutenção de elevadores, entre outros.

Para a prefeita Helena Hermany (PP) é muito importante manter a história do local viva. “O Quiosque é um dos mais tradicionais pontos de Santa Cruz do Sul, uma referência tanto para moradores quanto turistas. Colocar ele novamente em funcionamento, com algum empreendimento que atue tanto na área da gastronomia, turismo e/ou cultura, é um dos nossos principais objetivos”, destaca.