Neste sábado, 22, será realizada, em diferentes pontos da cidade, o último dia de campanha de vacinação contra a poliomielite. Coordenada pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, a vacinação ocorrerá na UBS Clementina, conhecida como Posto Central, e na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, das 9 às 13 horas. Outro ponto será no ginásio do Colégio Polivalente, no Bairro Faxinal Menino Deus, durante a Feira de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovida pelo educandário, das 9 horas e 11h30.
Profissionais de saúde darão continuidade às visitas domiciliares a moradores de Santa Cruz, para vacinar as crianças impossibilitadas de se deslocarem até as unidades. O Posto Central ainda oferecerá vacinas de rotina e da campanha de covid-19, adulto e pediátrico.
O Rotary Club também estará auxiliando na campanha de vacinação. Voluntários e integrantes da entidade estarão na Casa da CDL, auxiliando na recepção das crianças e responsáveis. Entre outras atividades, será realizado um sorteio de brinquedos da Xalingo entre as crianças que forem imunizadas.
A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, destaca que a Administração tem utilizado todas as estratégias possíveis para alcançar o maior número de crianças. Foram realizadas ações em todas as escolas do município – públicas, conveniadas e privadas – com alunos de 1 a 4 anos, totalizando quase 70 estabelecimentos.
Até o momento, Santa Cruz do Sul conta com 85,51% de crianças vacinadas contra a polio, dentro do público previsto. Entretanto, o percentual exigido pelo Ministério da Saúde é de ao menos 95%. Daniela Dumke pede que mães e pais se sensibilizem e não percam o prazo para a vacinação de seus filhos. “Precisamos do auxílio da comunidade, dos pais das crianças, para que a gente consiga atingir o percentual mínimo exigido”, convoca.