A Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou, nesta quarta-feira, 9, em suas redes sociais, a nova campanha da instituição contra crimes de intolerância. Intitulada “Não Tolere a Intolerância!”, a ação apresenta cards educativos que ensinam as pessoas a diferença entre alguns dos crimes mais comuns quando o assunto é discriminação.
“Precisamos ser didáticos e realistas, o que significa ensinar o que é discriminação e, ao mesmo tempo, combatê-la de todas as formas possíveis, sem hesitar”, disse a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. Para quem desconhece o que significa “intolerância”, um dos cards divulgados explica o termo de forma direta e simples: “é a falta de habilidade ou vontade de reconhecer e, principalmente, respeitar diferentes crenças, valores ou orientações”.
A campanha é lançada um dia antes da inauguração da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), que será aberta na zona norte da capital. A partir de agora, crimes do tipo passam a ser investigados pelo órgão, que atuará vinculado ao Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV).