Início Geral Podas na Imigrante dão início à recuperação no passeio central

Podas na Imigrante dão início à recuperação no passeio central

Ação antecede substituição das placas de concreto da via, interditada em dezembro

Poda está sendo feita para permitir a movimentação dos equipamentos, máquinas e materiais que serão usados na recuperação do passeio central
Luísa Ziemann

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul iniciou, na manhã de segunda-feira, 30, o serviço de poda nas árvores da Avenida do Imigrante. A medida é necessária para que, na sequência, a Administração Municipal possa iniciar o trabalho de recuperação do passeio central da via, interditado em dezembro pela Defesa Civil pelo risco de colapso.

O trabalho foi realizado entre as ruas Oscar Jost e Oswaldo Cruz e amanhã deve ter o trajeto concluído, até a rua Galvão Costa. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Jaques Einsenberger, a poda está sendo feita para permitir a movimentação dos equipamentos, máquinas e materiais que serão usados na recuperação do passeio central. Durante a manhã, quatro supressões de árvores foram efetuadas, em pontos onde as raízes estavam afetando a canalização.

Conforme Eisenberger, a realocação e substituição de árvores dependerá de avaliação ao longo da obra. O trabalho teve dispensa de licenciamento ambiental pela Defesa Civil, devido ao risco que as condições da calçada central oferece à população. “São intervenções pontuais. Nossa intenção é manter a característica da Imigrante como uma avenida arborizada”, revelou.

O secretário recomendou que a população consulte a secretaria antes de plantar árvores em via pública, buscando saber sobre a viabilidade da espécie para o local, em virtude de características como tamanho e raízes. O telefone da Semass é (51) 3690-4151.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Everton Henrique Ferreira, a construtora Ditrevi Engenharia Ltda., que venceu o certamente emergencial para a construção do novo passeio, já está trabalhando na produção das novas placas de concreto para a cobertura do canal.