Os recorrentes casos de podas drásticas em árvores localizadas nos passeios públicos na zona urbana de Santa Cruz do Sul, realizadas por pessoas sem habilitação técnica para o manejo, estão deixando em alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS). Intervenções mal feitas podem ocasionar lesões graves, levando os vegetais à morte e acarretando danos ao ambiente.
No início deste mês a Prefeitura de Santa Cruz do Sul estabeleceu o cronograma da Poda Programada que contemplará os bairros Arroio Grande, Centro, Schulz, Senai, Avenida e Goiás. O trabalho, que também abrangerá o Túnel Verde e vários corredores de ônibus, segue até o final de agosto. Assim como em anos anteriores, as vias de maior fluxo de circulação de veículos e pedestres serão priorizadas.
“É importante que as pessoas fiquem atentas ao calendário programado. Caso algum morador não estiver contemplado na programação deste ano e quiser realizar a poda, esta poderá ser executada mas, que ele esteja devidamente habilitado ou contrate alguém autorizado para realizar o serviço”, enfatizou o secretário da pasta, Vanir Ramos de Azevedo.
A Prefeitura não dispõe de caminhões e operários para atender toda a demanda da cidade, por isso o recolhimento dos galhos deverá ser agendado com a Central de Serviços, através do telefone 3711-9439.