Início Política Piratini já tem seis candidatos na disputa

Piratini já tem seis candidatos na disputa

Everson Boeck
[email protected]

Na reta final do prazo para as convenções partidárias que definirão os candidatos na eleição de 5 de outubro, o quadro da disputa ao Palácio Piratini apresenta seis candidaturas. Os candidatos oficiais às eleições para os cargos à presidência e vice-presidência da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores e deputados estaduais serão conhecidos no dia 6 de julho. O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno no dia 26 de outubro de 2014. Confira quem são os candidatos até o momento para o governo do Rio Grande do Sul.

Tarso (PT) – Em evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT oficializou no dia 6 de junho a chapa da candidatura de Tarso Genro à reeleição como governador do Rio Grande do Sul. Os militantes presentes no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, aprovaram a composição com Abigail Pereira, do PCdoB, como vice de Tarso, e o ex-governador Olívio Dutra como candidato ao Senado. Completam a chapa Pros, PTC, PR, PPL e o PTB – partido que até maio deste ano era apontado como o favorito a indicar o vice de Tarso.

Arquivo/RJ

 

Roberto Robaina (PSOL) – O PSOL do Rio Grande do Sul oficializou no dia 19 de junho, em convenção realizada em Porto Alegre, a coligação Frente de Esquerda, com o aliado PSTU. Sem surpresas, os militantes presentes no ato aprovaram a candidatura de Roberto Robaina (PSOL) ao governo gaúcho. O vice, ao contrário, não era consenso e foi definido após um debate seguido por votação. O nome vitorioso foi o de Gabrielli Tolotti, integrante do PSOL com intensa participação nas manifestações populares realizadas desde junho de 2013. Já o candidato da chapa ao Senado é Julio Flores, do PSTU.

Luciano Victorino

José Ivo Sartori (PMDB) – A candidatura de José Ivo Sartori (PMDB) ao governo do estado e de seu vice, o presidente regional do PSD, José Paulo Dornelles Cairoli, será oficialmente lançada no próximo domingo, dia 29, na Assembleia Legislativa do RS. Desde a semana passada o partido vem intensificando sua mobilização reunindo Coordenadores Regionais na sede do Diretório Estadual e visitando diversas regiões do interior do Estado visando engajá-las a participarem da Convenção Estadual.

Divulgação/RJ

Ana Amélia (PP) – Nesta sexta-feira, 27 de junho, os partidos PP, Solidariedade e PSDB farão as suas convenções partidárias para efetivar os candidatos e confirmar a chapa da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao Governo do Estado. As convenções iniciam a partir das 11 horas, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e convergirão todas para o firmamento da candidatura de Ana Amélia, que tem a Esperança como lema. A vereadora Karen Lannes (SDD) pode ter seu nome confirmado como candidata à Assembleia Legislativa.

Arquivo/RJ

Edison Bilhalva (PRTB) – Em convenção realizada dia 14 de junho, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou Edison Estivalete Bilhalva, de Alvorada, como candidato ao Piratini. Seu vice será Hermes Aloísio Silva de Souza, de Passo Fundo, e a candidata ao Senado, Lenir Fátima Albrecht Kniphof, de Cruz Alta. O partido, que no Rio Grande do Sul contabiliza 1.588 filiados, terá 12 candidatos a deputado federal e oito a estadual e não está coligado com nenhum outro partido.

Divulgação/PRTB

Vieira da Cunha (PDT) – Durante convenção do PDT, realizada no dia 21 de junho, em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foi confirmada a pré-candidatura do deputado Vieira da Cunha ao governo do Estado. O evento, realizado no CTG Boitatá, também formalizou a candidatura do jornalista Lasier Martins ao Senado, ambos pelo PDT. A convenção teve a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, o presidente estadual, Romildo Bolzan, o ex-governador Alceu Collares e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, entre outras lideranças do partido.

Divulgação/PDT