Débora Dumke – [email protected]
O que é arte? É tudo aquilo que faz o coração pulsar. É a forma que o artista transmite suas emoções, cultura e sua história, a partir de valores estéticos, trazendo harmonia, beleza e equilíbrio para sua arte.
No caso de Luiz Alberto Werner, mais conhecido como Lula Werner, mesmo morando em Santa Cruz do Sul, cidade do interior, ainda existe a preocupação em variar o estilo de pintura. Através da pintura e da pesquisa ele procura dar uma nova concepção para a arte local dentro dos estilos surrealista, paisagismo e abstrato.
Werner nasceu no interior de Santa Cruz do Sul, em 16 de setembro de 1959. “Desde muito cedo me interessei pelo universo da arte. Até os 14 anos pratiquei muito o desenho com grafite e o colorido dos lápis, após estas experiências, dei início a pintura. Sou autodidata no campo da arte, isso que sustenta a minha busca pelo aprimoramento e a individualidade da obra. Muitas pesquisas, dedicação e perseverança fizeram com que o meu trabalho me trouxesse essa fascinação pelo resultado e a expressão de cada obra. Sou e serei um eterno aluno apaixonado pela arte, fazendo com que eu viva intensamente essa busca, decifrando este universo fascinante da pintura”, destacou o artista plástico.
Em 1979, iniciou a Faculdade de Belas Artes na Feevale de Novo Hamburgo. Werner não possui preocupação com a comercialização, que também é bem-vinda, mas acredita que não haver influência direta na mensagem e, por isso, o conceito da Arte pela Arte, pode ser mantido. O artista é apreciador das obras de Salvador Dali, John Constable, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Fukuda e Manabu Mabe.
Lula Werner participou de várias exposições coletivas e também individuais. Além de pintar, também participou durante três anos da diretoria da Associação Pró-Cultura, em que com ajuda de artistas locais, conseguiu organizar um cadastro com fotos e obras de todos os artistas de Santa Cruz do Sul, ou que na ocasião residiam no município.
Foi também, um dos envolvidos na escolha do nome do prédio que abriga a Associação Pró-Cultura, conhecida como Casa de Artes Regina Simonis, no centro da cidade. Ele ainda conta que foi um dos que não se esqueceram de homenagear o artista Gilberto Dassow. “O salão principal da Casa das Artes Regina Simonis recebeu o nome desse valioso artista plástico.”, contou ele.
Também foi o idealizador do projeto Restaur’Arte, exposição mais visitada da região, com mais de 2 mil assinaturas. Werner ainda se emociona e conta a seguinte frase: “ Como toda a pessoa que faz, porque realmente ama o que faz, continuo nessa eterna paixão que é a arte.”
Como forma de divulgação, pois ainda não existe a exposição de suas obras. “Não consigo reunir material da série pássaros, que utilizo a técnica óleo sobre tela, para exposição, pois elas vendem muito rápido, tenho apenas quatro para venda, o resto já foi tudo vendido”, salientou.
Lula Werner ainda informou que está se preparando para fazer uma exposição individual das 4 estações do ano, baseadas nas Estações de Vivaldi. “Um trabalho de 3 anos de estudo e muita pintura”, finalizou ele.
O contato do artista é (51) 9 9963-0739 e seu e-mail é [email protected]. Para acompanhar suas obras e postagens Werner também possui as redes sociais Facebook e Instagram @LulaWernerOfficial.