O projeto Jardim das Gestantes, que em dezembro do ano passado ganhou o Prêmio Salvador Celia, foi apresentado esta semana pela coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Santa Cruz do Sul, Márcia Forster Wazlawik, no XVII PIM Debate, evento mensal realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), com transmissão ao vivo via Facebook. Cuidado à gestante e puérpera na pandemia foi o tema escolhido nesta edição.
Com a necessidade de isolamento social decorrente da pandemia, as atividades realizadas pelo PIM tiveram que ser adaptados para o modo remoto. Esse formato fez surgir iniciativas criativas para estabelecer a presencialidade, permitindo ao programa continuar atuante em suas comunidades. Assim surgiu o Jardim das Gestantes e o que acontecia de forma presencial passou a ser feito por meio de um aplicativo de conversas.
A iniciativa do trabalho com gestantes e bebês de zero a três anos, que já rendeu ao Município o Prêmio Salvador Celia também em outras duas ocasiões, 2012 e 2014, consiste em compartilhar informações sobre amamentação, fases da gestação, direitos da gestante, estímulos ao bebê, planejamento familiar, vacinas, medicamentos e alimentação saudável, além da realização semanal de confecções artesanais com materiais entregues pelo programa. Em 2020 os temas saúde mental e vacinação contra a Covid-19 entraram no foco.
Durante a webinar, Márcia relatou a experiência de Santa Cruz do Sul e destacou a importância dos grupos de gestantes para a manutenção da saúde mental em tempos de pandemia. “O grupo foi uma presença na ausência. Nesse momento de tantas angústias, dúvidas e ansiedades é muito importante que elas tenham com quem conversar, trocar informações entre si e realizar as confecções. Elas percebem suas próprias produções como algo que lhes dá satisfação e que ajuda a passar o tempo mais rápido”, observou.
O evento virtual contou com a participação da coordenadora da Atenção Básica na SES, Laura Ferraz, da sanitarista da Política de Saúde da Mulher da SES, Maura Belomé, e da psicóloga do Grupo Técnico Estadual do PIM. Luiza Menezes, anfitriã do evento.