Início Colher de Pau Picanha assada ao molho de alho

Picanha assada ao molho de alho

Que tal uma carne bem temperadinha e saborosa para uma refeição especial? A picanha assada ao molho de alho é fácil e irá te surpreender!

INGREDIENTES
1 picanha em peça (aproximadamente 1,5kg)
1 colher (sopa) de sal grosso
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
¼ de xícara (chá) de manteiga
1 cabeça grande de alho separada em dentes
1 xícara (chá) de água
½ colher (sopa) de amido de milho
200ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de ervas secas (orégano, manjericão ou tomilho)

MODO DE PREPARO
Em uma tigela, tempere a carne com o sal e a pimenta. Coloque em uma fôrma grande com a gordura virada para cima. Espalhe a manteiga sobre a carne e os dentes de alho ao redor. Leve ao forno alto, preaquecido, por 30 minutos. Vire a carne, adicione a água, raspe a fôrma com uma colher de pau e asse por mais 30 minutos. Retire os dentes de alho e esprema para que a polpa saia da casca. Em uma frigideira pequena, em fogo médio, coloque a polpa de alho, o líquido restante da fôrma, o amido de milho, o creme de leite e as ervas. Ferva até engrossar, fatie a carne e cubra com o molho. Sirva decorada como desejar.
FONTE: https://guiadacozinha.com.br

DICA DA SEMANA
Siga essas dicas para escolher sua melhor picanha.
A altura da picanha – A sua picanha não pode ser baixinha, pois isso mostra que ela vem de um animal mal alimentado e não será macia e suculenta após assar. Escolha uma picanha que tenha de 4 a 5 centímetros de altura, o que dá cerca de dois ou três dedos.
A picanha deve estar limpa – A boa picanha deve ter carne e uma boa capa de gordura, nada mais. A picanha fica junto ao coxão duro que deve ser retirado acima da terceira veia da peça e ser limpa de todos nervos que são intragáveis para o consumo. Em contrapartida, ela também não deve estar cheia de buracos feitos por algum profissional que não soube retirar os nervos corretamente.
A picanha deve ter uma capa de gordura – Muita gente não gosta de carne com gordura, mas ela é fundamental para ter uma picanha macia e suculenta, pois os sucos da gordura escorrem pela picanha enquanto ela assa, tornando-a mais saborosa e macia – aí, se alguém não gostar da gordura, basta comer somente a carne e tirá-la no prato, né? Assim, a gordura da picanha perfeita é uniforme, sem falhas e buracos, com pelo menos um centímetro de altura, branca ou de um amarelinho fraco, pálido. Se a gordura tiver uma coloração muito amarela, quase como uma gema de ovo, não compre, pois a carne será dura.