Início Economia PIB no estado tem resultado nulo, segundo FEE

PIB no estado tem resultado nulo, segundo FEE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou, segundo informações da Fundação de Economia e Estatística (FEE), variação nula em 2014. De acordo com os dados passados pelo FEE, a agropecuária (0,6%) e os serviços (1,2%) tiveram ligeira elevação.  O valor corrente do PIB do RS em 2014 foi estimado em R$ 331,508 bilhões, com crescimento dos preços de 6,8%, e o PIB per capita em R$ 29.560, com uma redução de 0,4% em termos de volume, em relação ao de 2013. No entanto, o que provocou o PIB nulo foi o fraco desempenho da indústria (-3,2%), especialmente a indústria de transformação e construção civil (ambas com -4,2%). 
Segundo informações divulgadas pelo secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, o desempenho nulo se deve à indústria, ou seja, a indústria vem “puxando a economia pra baixo”, pois são vinculadas. Além disso, o secretário afirmou que a situação da indústria preocupa os gestores estaduais e salientou que o Estado não tem condições de fazer maiores investimentos públicos no setor. 
Em relação ao bom desempenho da agricultura, o economista da FEE, Martinho Roberto Lazzari, destacou que o resultado foi devido ao ano de 2013 já ter registrado dados positivos. Já sobre a indústria, Lazzari afirmou que o resultado foi devido à desaceleração do setor no Brasil, e as diminuições das exportações do estado para a Argentina. 
No quarto trimestre de 2014, o PIB do RS apresentou a terceira queda consecutiva, com uma taxa negativa de 0,5%. Das nove atividades que compõem o PIB, cinco tiveram redução.