Um acordo de cooperação assinado entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e o Ministério da Justiça dará início a um programa de capacitação voltado às polícias de Brasil, Paraguai e Argentina, que atuam na Tríplice Fronteira, região conhecida como foco de atuação do crime organizado.
O lançamento foi feito durante uma cerimônia virtual realizada no dia 22 com as participações de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Instituto de Relações Internacionais da USP, da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie de São Paulo e do programa PMI Impact, programa global da Philip Morris International, financiador do curso.
O curso terá início no dia 2 de dezembro e terá duração de um mês e meio, com aulas on-line e a meta de reunir 500 policiais dos três países. O objetivo é reduzir a assimetria entre as instituições que lidam com o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados, reforçar os termos de cooperação entre os Poderes Judiciários e promover a troca de inteligência e a capacidade operacional entre os participantes.