Só quem tem um bichinho de estimação em casa é capaz de entender a saudade que bate quando se está longe dele. Afinal, o convívio com pets traz alegria e é muito positiva.
Agora imagine ter que ficar longe do companheiro de 4 patas por uma situação de saúde e internado em um hospital. A falta do animalzinho pode, inclusive, ser prejudicial para o paciente.
Estudos mostram que a visita de cachorros e gatos a seus tutores enfermos trazem benefícios, já que ao brincar com eles ocorre a liberação de neurotransmissores hormonais responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar como a endorfina, a dopamina e a oxitocina. Em contrapartida ocorre a diminuição da liberação do cortisol, que é o hormônio do estresse.
Que o diga Edson Bayard Sell, internado no Hospital Ana Nery há 27 dias. Ontem, 18, ele recebeu uma visita muito especial, que alegrou seu dia e lhe arrancou muitos sorrisos. Trazido por seus familiares, pôde matar a saudade do seu amigo e fiel escudeiro Chico, cãozinho da família, através do Projeto Pet Terapia, resguardado pela Lei 15.532, que estabelece critérios para que o paciente possa receber a visita.
Segundo a psicóloga Camila Estrázulas, que atua no Ana Nery e, junto das Assistentes Sociais da instituição, viabiliza a visita pet, o objetivo é proporcionar uma experiência individualizada e humanizada durante o período de internação. “O atendimento humanizado vai muito além de atender bem. É saber que cada paciente tem a sua história e que o cuidado deve ser individualizado e realizado com empatia, atenção e acolhimento integral do paciente”, justifica.
Benefícios da Visita Pet ao tutor/paciente em hospital:
– Pode ajudar no processo de recuperação.
– Melhora o humor e bem-estar.
– Reduz a ansiedade durante a internação.
– Em alguns casos, pode ajudar a encurtar a duração da internação.
– Dependendo do caso, pode auxiliar no processo de cura.
– Ajuda a diminuir depressão e sentimento de solidão, comuns durante internação prolongada.
– Ajuda a aliviar dor e desconforto.
– Faz bem para o coração, já que diminui a adrenalina.
– Motiva a equipe médica e assistencial.
– Faz bem para o pet, que por estar longe do seu tutor fica triste e pode até se alimentar mal.
Critérios para a Visita Pet:
– Paciente de longa permanência ou em cuidados paliativos.
– Aprovação médica e evoluída no sistema e aprovação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
– Pet tem que estar com vacinas em dia, banho tomado no dia ou dia anterior à visita e a família deve apresentar carteira de vacinação com laudo do veterinário comprovando boa condição de saúde do animalzinho.
– O pet deverá estar em caixa transportadora e guias ou coleiras.