Os empreendedores se renderam à internet e estão fazendo dela seu principal meio para se comunicar e aumentar a visibilidade junto aos clientes. Prova disso está na pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a informatização das micro e pequenas empresas. O levantamento ouviu 6.022 empresários de todo País, entre os meses de abril e junho, e identificou que 82% dos empreendedores acessam a web e que o aplicativo mais utilizado é o WhatsApp, com 75% das citações.
A pesquisa mostra que a internet se tornou essencial para as empresas. E no Rio Grande do Sul esta realidade não é diferente. Por aqui, 73% dos pesquisados revelaram que utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios. Além disso, metade das MPEs informou que possui fanpage no Facebook, atrás apenas de Santa Catarina, com 54%. O percentual de empresários que acessa a internet por aqui é de 83%, o que coloca o Estado na 8ª colocação. Nesse quesito, o primeiro lugar também fica com o Estado vizinho, com 89%. Por trás dos números e da rivalidade regional, a explicação pode estar no alcance e conexão de qualidade. Enquanto Santa Catarina e Paraná tem 100% das cidades atendidas por fibra ótica, no Rio Grande do Sul esse percentual é de apenas 65,4% dos municípios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Avanço nacional
De maneira geral, a pesquisa do Sebrae evidencia que as empresas estão conectadas e atentas aos avanços das redes sociais e às possibilidades a partir da rede mundial de computadores. Nos últimos três anos, a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial do WhatsApp e do Facebook. A quantidade de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente online e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).
Atualmente, 73% dos MEI, 91% das Microempresas e 99% dos empresários de pequeno porte acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
O Sebrae na Transformação Digital
Para atender os pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores. O sistema desenvolvido pela instituição é uma plataforma para promover agilidade, inteligência, reduzir custos, aumentar a capacidade de atendimento e de relacionamento com os donos de pequenos negócios. A proposta visa abranger e integrar os eixos de atuação estabelecidos no mapa estratégico da organização, que são a Competitividade dos Pequenos Negócios, a Competitividade Estrutural e Sistêmica, o Estímulo ao Empreendedorismo e a Excelência na Gestão.
PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
• 73% dos MEIs, 91% das MEs e 99% dos empresários das EPPs acessam a internet no negócio, predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
• A proporção de empresas com página na web mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPEs.
• A proporção de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%.
• 72% das empresas utilizam WhatsApp para se comunicar com clientes. O aplicativo é usado para disponibilizar informação de produtos/serviços (59%), atendimento (59%) e vendas (43%).
• 51% dos entrevistados acredita que as vendas pela internet e pelas redes sociais têm maior potencial de expansão, nos próximos cinco anos, do que as vendas tradicionais.
• 29% das micro e pequenas empresas do Estado possuem site.
• Metade dos pequenos negócios tem fanpage no Facebook.
• O WhatsApp é utilizado por 73% dos empreendedores gaúchos.
• 29% dos empresários já fizeram cursos online.
• Facebook – 57%
• GoogleMaps – 41%
• Mercado Livre – 40%
• Youtube – 39%
• Instagram – 35%
• Skype – 15%
• Netflix – 15%
• Linkedin – 9%