Início Avenida Periquito comemora 79 anos de história

Periquito comemora 79 anos de história

Em 6 de janeiro de 1944 nascia o Esporte Clube Avenida, fundado por um grupo de atletas excedentes do seu principal rival

Entre os feitos, clube já chegou a disputar o Campeonato Brasileiro Série D de 2019 e
a Copa do Brasil do mesmo ano
Arquivo/RJ

LUÍSA ZIEMANN – [email protected]

Periquito, Nida, Alviverde, Clube do Povo. Seja qual for a alcunha, o Esporte Clube Avenida é reconhecido por onde passa. E hoje, dia 6 de janeiro, é uma data marcante para todos os avenidenses. Isso porque há 79 anos, na mesma data de 1944, nascia o clube santa-cruzense das cores verde e branco. Fundado por um grupo de atletas excedentes do Futebol Clube Santa Cruz – seu principal rival -, o clube teve como primeiro presidente Arno Evaldo Koppe.
Como é o caso de muitos outros clubes, nos primeiros anos, o Avenida não tinha campo próprio. O Estádio dos Eucaliptos, a casa do Periquito, foi fundado apenas em 8 de junho de 1950, com uma partida contra o Grêmio. A inauguração, no entanto, não foi tão comemorativa assim para o Alviverde, já que o resultado da partida foi uma vitória dos visitantes por um placar de 13 a 2.
De lá para cá muita coisa aconteceu. No início dos anos 70, o Avenida chegou a fundir-se ao seu maior rival, Santa Cruz, devido a uma crise financeira existente em ambos os clubes. Nesse período surgiu, então, a Associação Santa Cruz do Futebol, que vestia as cores amarelo e azul. Diante da resistência do Avenida, o uniforme foi modificado para verde e preto, porém a fusão não prosperou. Mais à frente, entre 1990 e 1997, o clube alviverde chegou a ficar com seu departamento de futebol parado, com atividades apenas sociais.
Com o retorno aos gramados em 1998, o Avenida disputou a Série C do Campeonato Gaúcho com força máxima e acabou garantindo o vice-campeonato, garantindo o acesso à Série B do Gauchão. A fase boa se estabeleceu e, no ano seguinte, o clube chegou a Série A do campeonato estadual. Porém, em 2000, quando disputou o estadual com os times da elite gaúcha, a equipe acabou rebaixada novamente para Série B. E assim, entre quedas e acessos, em 2001 o clube alviverde foi mais uma vez para a segundona e entrou em uma séria crise financeira.
Sete anos depois o clube chegou a conseguir o acesso à série A novamente, mas a instabilidade ainda pairava no ar. Foi em 2018 que o Periquito alcançou uma de suas melhores campanhas de sua história no Campeonato Gaúcho e figurou entre as quatro melhores equipes da competição. Nas semifinais o clube caiu diante do Grêmio, mas, pela boa campanha no estadual, conseguiu chegar ao cenário nacional pela primeira vez, conquistando a vaga no Campeonato Brasileiro Série D – que disputou em 2019 – e a vaga na Copa do Brasil daquele mesmo ano.

MARCO NA HISTÓRIA DO CLUBE

Um dos momentos mais emocionantes e marcantes para equipe e torcedor alviverde foi a partida contra o Corinthians, no dia 20 de fevereiro de 2019, pela segunda fase da Copa do Brasil, na Arena Itaquera. Em um jogo dramático, o clube santa-cruzense chegou a abrir o placar de 2 a 0 – com gols aos 3 e aos 9 minutos de jogo – em cima do Coringão. Mas ainda no primeiro tempo o clube paulista descontou e alimentou a virada corinthiana.
Já durante os primeiros minutos de partida, o Avenida se tornou o assunto mais comentado do mundo no Twitter, por conta da boa atuação em cima do Corinthians. Porém, a felicidade da torcida verde e branca não durou muito. A equipe santa-cruzense não conseguiu segurar o resultado e acabou sofrendo três gols no segundo tempo. O empate veio aos 31 minutos de jogo e os gols que garantiram a vitória saíram apenas aos 42 e aos 46 minutos, levando embora o sonho alviverde.
Mas, mesmo com a derrota, – que levou o Corinthians para a terceira fase da Copa do Brasil e trouxe o Avenida de volta para casa -, a partida é considerada um marco na história do clube. “Para quem gosta de futebol, entende que muitas vezes não é o resultado o mais importante, são esses momentos históricos que não saem da memória”, destaca o presidente do clube, Jair Eich.
“Desde o ínicio dos anos 2000, em encontros com amigos e família, sempre externei que meus dois grandes desejos à frente do Avenida eram, primeiramente, conquistar o acesso à elite do futebol gaúcho, o que alcançamos em 2008. E o segundo era jogar a Copa do Brasil. Eu sempre pensei que isso aconteceria dentro da casa do Avenida, mas o destino quis que o jogo fosse em Itaquera. Mesmo que tenhamos voltado para casa sem a vitória, com certeza essa partida será sempre lembrada.”

Em 2023, foco é na permanência na elite gaúcha

Vivendo uma boa fase, este ano o Esporte Clube Avenida disputa o Campeonato Gaúcho Série A1 Divisão Especial. Entre remanescentes e novas caras, o clube, a equipe que compõe o quadro da nova temporada irá atuar com foco não somente na permanência na elite do futebol gaúcho como também na busca peça taça do campeonato. Para Eich, é preciso valorizar o momento de ascensão do Periquito. “Estamos com muita esperança de fazer uma boa competição, o caminho é promissor. Montamos uma equipe qualificada, tanto de atletas como comissão técnica, e agora precisamos do apoio do torcedor para desempenhar o melhor papel possível.”
O presidente destaca que manter o Periquito entre os melhores do estado também o deixa em evidência no futebol nacional. “O Avenida é um clube saudável, com credibilidade no mercado, tanto com atletas como com dirigentes”, salienta o presidente. “Para essa temporada visamos uma participação que faça o time, no mínimo, permanecer na elite do futebol gaúcho, e por que não conquistarmos a taça do campeonato?”, vislumbra Eich. “Mas para que isso seja possível precisamos da participação de todos, sobretudo do torcedor alviverde, que deve valorizar o seu clube e tornar o Avenida forte.”
Neste sábado, dia 7, o Avenida encara o Juventude em mais uma partida amistosa que serve como preparação das equipes para a temporada deste ano. O jogo acontece às 16h30, em Caxias do Sul. No dia 14, outro amistoso. Desta vez contra o Brasil de Pelotas, também fora de casa, no Estádio Bento Freitas, a partir das 16h30.

Para Eich, Avenida é sinônimo de superação

Luísa Ziemann

Em Santa Cruz do Sul, acaba se tornando díficil não vincular o Esporte Clube Avenida com Jair Eich, que atua como presidente do clube pelo segundo mandato. Na primeira vez, presidiu o Avenida de 2009 a 2012. Entre 2013 e 2015, passou o comando para seu então vice, Marlo Eisenhardt, mas continuou participando ativamente das decisões do clube. Em 2016, retornou à presidência, onde cumpre uma sequência de mandatos até hoje. A eleição para a troca do cargo deveria ter acontecido no ano passado, porém foi prorrogada. Agora, o pleito deve acontecer entre julho e agosto deste ano, onde será definido o novo presidente que comandará o alviverde a partir de 2023.
Para o presidente, que carrega as cores verde e branco com orgulho, a palavra que define o Avenida ao longo de toda a sua trajetória é superação. “É impossível falar em Avenida sem lembrar dessa palavra. Desde seu nascimento, o clube trava muitas lutas. E sempre superamos todas elas”, destaca. “Primeiramente, falo da luta que é manter um clube no interior do estado dentro das condições financeiras que temos. Depois, da luta contra nosso maior rival, que carrega o nome da cidade e que é tradicionalmente um time de elite. E, ainda, da nossa maior luta interna, que é contra nossa histórico de ser um time iôiô, de carregar a ideia de que o Avenida vive um sobe e desce”, explica o presidente.
Eich reitera que em todos esses anos na presidência do clube, uma das maiores dificuldades encontradas é a de encontrar estabilidade e, sobretudo, a solidificação do apoio da torcida. “Sei que não é só de alegrias que vivemos. Vivenciamos os acessos, mas porque antes deles tivemos que passar pelos rebaixamentos. Mas nesse momento de comemoração e de projeção para o futuro, eu gostaria de valorizar os torcedores que sempre estiverem conosco e pedir que outros se juntem a nós. Alcançamos grandes feitos dentro de campo, mas ainda precisamos tornar o Avenida grande.”

META É ALCANÇAR MIL SÓCIOS

Um dos objetivos traçados pelo presidente para 2023 é aproveitar o momento de ascensão da equipe e alcançar a marca de mil novos sócios. “É muito importante que o torcedor reconheça todo o esforço que o clube vem fazendo e também faça o mesmo pelo Periquito. Precisamos unir pessoas, empresas, e valorizar o Clube do Povo”, frisa Eich. “O desafio que eu lanço para toda a nação alviverde é que, com a mesma intensidade que iremos lutar pelo campeonato dentro de campo, que o torcedor lute pelo Avenida da arquibancada. Meu desejo é que o clube chegue aos seus 80 anos na primeira divisão e com a marca de mil novos sócios.”
Para impulsionar a busca pela meta, o Avenida criou o plano Sócio Gaúchão 2023. Com um investimento de R$ 250, o torcedor que optar por essa modalidade ganha direito a entrada em todos jogos do Periquito em casa. Os interessados podem se associar através do site socios.ecavenida.com.br ou na secretaria do clube, com Miriam. O contato pode ser feito ainda pelo WhatsApp (51) 2109-1632. “Sendo sócio, o torcedor garante presença nos jogos para apoiar o time, estará ajudando o clube financeiramete e, ainda, se colocar na ponta do lápis, vai ver que considerando todo campeonato, também é vantajoso para ele”, destaca o presidente Eich.