Pa. Anelise Lengler Abentroth
Após a crucificação de Jesus, os discípulos e discípulas desanimaram… Com a morte do Mestre as esperanças se foram… “Seu projeto do Reino não passou de um sonho! “ pensavam eles…
O medo de serem reconhecidos(as) como seguidores(as) de Cristo e, quem sabe, sofrer o mesmo fim, fez com que ficassem trancados em suas casas. Na verdade, estavam trancados em si mesmos(as), pois não conseguiam crer nas promessas de Cristo e na Sua ressurreição. Mesmo tendo-o na sua frente e ouvido de Sua boca: “Que a paz seja com vocês!” não conseguiam vencer o medo paralisante…
Então, como Ele havia dito, um forte vento, como línguas de fogo, invade a casa onde estavam e foram preenchidos por um sentimento tal que venceu medo, desilusão, divisões e lhes fez falar…
O sopro do Espírito Santo reavivou a esperança, o projeto do Reino e os levou a sair de casa e falar na língua que cada um entendia. O sopro do Espírito fez aquecer corações, levando o povo a se surpreender com o que ali estava acontecendo.
A mensagem do Espírito tornou-se para todas as pessoas. Não importa a cultura, ela contagia, vence barreiras e preconceitos. Ela revela a verdade: a morte, a injustiça, o mal não vencem, pois a vitória pertence à vida que Deus dá, pela fé no Cristo ressurreto.
Cabe a pergunta: esta mensagem também nos contagia? Como ela se manifesta nas nossas atitudes?
O que quer o Espírito Santo conosco ainda hoje?
O Santo Espírito de Deus que recebemos no Batismo mexe conosco, nos anima, nos coloca em movimento. Ele quer nos libertar de uma vida centrada apenas em nós mesmos(as) e nos encoraja para viver Comunidade de Jesus Cristo em tempos de individualismo e de crescente construção de “castelos de areia”. O Espírito Santo nos capacita a enxergar além dos nossos desejos e horizontes e nos envia ao mundo, comprometendo-nos com o coletivo e com os valores do Evangelho. Também é Ele que nos consola e conforta nas perdas e dificuldades, não permitindo que elas nos façam calar, desanimar, perder a fé ou nos omitir.
Lembrem-se das palavras: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.8
Estamos dispostos a aceitar este desafio que o Espírito Santo nos coloca?
Então, um FELIZ e ABENÇOADO tempo de PENTECOSTES!
Convite para celebrações:
Sábado, dia 18: 19h Culto na Gustavo Adolfo;
Domingo, dia 19: 9h15, Culto na Bom Pastor, SC; 9h30: culto no Centro,SC; às 19h Culto SOUC na Catedral.
Terça, dia 21: às 14h, Encontro Idosos com homenagem às mães, na Ap. Paulo.
Quarta, dia 22: 19h30, culto na Vila Nova.
Sábado, dia 25: às 19h, culto João Alves com SC (foi transferido do dia 18)
DIA SINODAL DA IGREJA, 26 de maio, no Parque de Eventos em Candelária.
Início às 9h até às 16h. Participe!
Tema: Ser, participar, testemunhar – Eu vivo comunidade!
Haverá ônibus gratuito. Inscrições com os Presbitérios. Lanches no local.