Início Religião Pelo que vives?

Pelo que vives?

“Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos”.Romanos 14.8

Estas Palavras Bíblicas, escritas pelo Apóstolo Paulo, estão carregadas de significado. Elas propõem uma maneira de dar sentido à vida que recebemos como presente precioso de Deus.
O contexto onde este versículo está inserido, motiva a não julgar as outras pessoas pelo seu modo de viver, sua cultura, seus costumes, seus hábitos. Estas são expressões menores daquilo que está no nosso coração. Porém, o que dá sentido, aquilo que nos move, nos compromete, nos envolve, é o viver para Cristo, para o Senhor, como resposta de gratidão.
Poderíamos sugerir aqui outra formulação ao texto. Resumidamente ele sugere que: Nós morremos por aquilo que vivemos. Isto quer dizer: Nosso viver é em muito, expressão daquilo que esperamos, do que cremos, não somente para este tempo, mas também para a eternidade. Por aquilo que tu vives é também por aquilo que tu morres. Este é o recado, a mensagem que passamos para as outras pessoas como testemunho da razão da nossa existência.
Paulo aponta para o Senhor como o centro da vida e da morte. E quando isto é verdadeiro em nós, àquilo para o que o nosso coração se inclina, então todas as outras coisas se tornam menores, relativas, frágeis, limitadas e passageiras. Aqui cabe lembrar as perseguições, as privações e as múltiplas formas de segregação por que passaram os primeiros cristãos, na consolidação e vivência da Boa Notícia do Evangelho em comunidade. Por isso Paulo pode afirmar: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
É necessário então podermos responder para nós mesmos: Para que eu vivo? Para que eu estou morrendo? Somos batizados na vida e na morte de Cristo Jesus. De onde viemos e para onde iremos pertence ao Senhor que morreu e ressuscitou por nós. E este tempo de nossas vidas serve para experimentar, no exemplo da partilha do pão, já agora, os sinais daquilo que esperamos plenamente, pela graça de Deus no Seu Reino.
O tempo em que vivemos e a realidade que nos cerca estão aí como oportunidade de darmos razão da nossa fé. O Espírito Santo chama, capacita e nos anima a servirmos a Deus com convicção e alegria. Isto é de fato o que é relevante e decisivo, quando guiados e chamados de filhos e filhas de Deus.
Que o bondoso Deus nos fortaleça na fé, na esperança e no amor, para que em Cristo vivamos e em Cristo morramos.
Pastor Vilmar Abentroth

Agenda:
Sexta-feira – 14/09 – Culto Ap. Pedro 19h30;
Sábado, 15/09 – Culto Jovem Centro 19h; João Alves bênção para família 19h30.
Domingo, 16/09 – Bom Pastor – Santa Ceia Jubileu de Esperança – Almoço 9h15; Gustavo Adolfo – Santa Ceia Jubileu de Esperança 9h15; Centro – Santa Ceia 9h30.
16 a 23 – Semana Nacional da OASE – Tema: Valores Preciosos –Salmo139.17
Terça-feira, 25/09 – Dia Sinodal da OASE em Santa Cruz do Sul 8h30.
Plantão 15-17/09 – P. Márcio (9809 1548 e 9829 2945)