Início Geral Pedido | Prefeita Helena solicita abastecimento seja feito apenas com água do...

Pedido | Prefeita Helena solicita abastecimento seja feito apenas com água do Rio Pardinho e poços

Medida encaminhada à Corsan deve ser implementada durante período de tratamento do Lago Telmo Kirst

Durante o encontro, Helena também solicitou esclarecimentos sobre as
ações que vem sendo adotadas
Clarissa Gomes

Em reunião com representantes da Corsan na manhã de quinta-feira (28), no Palacinho da Praça da Bandeira, a prefeita Helena Hermany requereu que o abastecimento de água de Santa Cruz do Sul seja feito apenas com água do Rio Pardinho e de poços artesianos.
A medida será uma ação emergencial durante o período necessário para que um produto inibidor de proliferação de algas e inofensivo ao meio ambiente, aplicado no último dia 21, possa surtir efeito, o que deve ocorrer dentro de 10 dias a partir de sua utilização. Conforme a chefe do Executivo Municipal, desta forma, isola-se a água do Lago Prefeito Telmo Kirst durante o seu tratamento, até a normalização das condições de gosto e cheiro do produto, sem afetar o abastecimento da comunidade.
Durante o encontro, Helena também solicitou esclarecimentos sobre as ações que vem sendo adotadas para que o problema seja solucionado. A prefeita ainda pediu o apoio da população até que a situação do Lago Prefeito Telmo Kirst esteja normalizada. “Faço um apelo à nossa população para que, durante esses dias, seja feito o consumo consciente da água. Que se evite lavar carros e calçadas, por exemplo. Conto com a colaboração de todos, até que as condições do Lago estejam normalizadas”, avaliou.
O gestor de Relações Institucionais da Corsan, João Corin, salientou que eventos de causa natural ou força maior, como o aumento da floração de algas, são situações que fogem completamente da ingerência do prestador de serviço, principalmente nesta época do ano. Ele também acrescentou que o problema pode ter se intensificado em razão das enchentes de maio. Apesar disso, Corin afirma que não há riscos à saúde da população. “A água que a Corsan distribui é potável e passa por um rigoroso processo em relação a isso”.
Também participaram do encontro o coordenador local da Corsan, Rafael Gonçalves, os secretários municipais Mario Colombo (Educação), Josiane Frantz (Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade) e Priscila Froemming (Desenvolvimento Social), representantes da Secretaria de Saúde e servidores municipais relacionados ao tema.

“Conversa pra boi dormir” – Sérgio Moraes se manifesta sobre polêmica da água

O prefeito eleito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Ivan Moraes, usou as redes sociais para manifestar-se sobre a grande polêmica que incomoda a população santa-cruzense neste final de ano: o gosto e cheiro ruins que são percebidos nas torneiras dos clientes da empresa Corsan/Aegea.
Moraes postou um vídeo tecendo críticas à empresa de saneamento e à prefeitura de Santa Cruz do Sul, cobrando a normalização dos serviços aos usuários:
“O que mais surpreende é que a Corsan, que hoje é uma empresa privada, diz que é por causa da temperatura. Essa temperatura acontece desde que eu existo, desde que existe Santa Cruz, enfim, vem com essa conversa fiada de que é o calor. Outros tempos é o frio. Quer dizer: é uma conversa para boi dormir.”
Moraes lembrou ainda que o governo da ex-prefeita Kelly Moraes foi acusado de “tentar vender” a água em Santa Cruz ao buscar alternativas para o abastecimento da cidade, e prometeu que, após assumir a prefeitura, em 2025, irá lidar de forma diferente em relação à Corsan/Aegea, criticando também o governo Helena Hermany, o Ministério público e o Tribunal de Contas.
“Vocês vão ver realmente um jogo pesado em favor da população e contra a Corsan. Vamos lá, Ministério Público, vocês também fizeram de tudo para que não fizéssemos uma licitação. Cadê vocês agora? Vamos trabalhar. Tribunal de Contas do Estado, que jogou pesado, trancou o processo. Aonde estão vocês agora”, cobrou o prefeito eleito, finalizando contra a direção da empresa de abastecimento: “Se a água está boa, pessoal da Corsan, eu vou levar uma água para vocês tomar”.