Início Política PDT entra oficialmente no governo Telmo

PDT entra oficialmente no governo Telmo

GUILHERME ATHAYDE
[email protected]

 

Jaqueline Marques, Miguelina Paiva Vecchio e Pompeo de Mattos com o prefeito Telmo Kirst

 

Com a nomeação de Jaqueline Marques como secretária de Educação, o PDT passou oficialmente a fazer parte da base do governo de Santa Cruz do Sul.

O anúncio do nome da nova integrante do Executivo aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º, no Palacinho da prefeitura.

Participaram da reunião o presidente estadual e deputado federal pelo PDT, Pompeo de Mattos, e a 2ª vice-presidente nacional do partido, Miguelina Paiva Vecchio. Integrantes do PDT local e do secretariado de Telmo Kirst (PP) completaram a mesa onde Jaqueline foi apresentada após os discursos dos pedetistas e do prefeito, que exaltaram a nova secretária municipal de educação.

“O PDT respira e transpira educação, por isso decidi convidar o PDT para o governo”, explicou Telmo. 

 

Centro Integrado de Educação Pública para atender meta do PNE

Candidata a deputada federal em 2014 recebendo quase quatro mil votos, Jaqueline Marques, que também é presidente de seu partido em Santa Cruz, relatou que o principal projeto da secretaria de educação até o final do governo é a implantação de um Ciepe – Centro Integrado de Educação Pública, projeto defendido por um dos ícones do trabalhismo, o ex-governador Leonel Brizola. Segundo a nova secretária, no momento os esforços são para concretizar o Ciepe, que serviria também para o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), de colocar todas as crianças brasileiras na faixa etária dos 4 a 5 anos a estudar em turno integral até o fim de 2016. 

O prefeito declarou que existem projetos de Ciepes junto ao governo federal que podem ser buscados pelo município. “Existem projetos em outros Estados que estão prontos. Nós temos área pra isso, bastando construir dez salas de aula em um determinado local que eu não vou antecipar aqui, mas a gente tem estudo sobre isso”. A intenção é viabilizar a obra ainda em 2016, dentro do atual governo. “Mas pra isso precisamos de recursos do governo federal e do governo do Estado”, ressaltou Telmo.

 

Protesto do lado de fora do Palacinho
 

Integrantes do PDT realizaram manifesta‹o em frente ao Palacinho

Integrantes do PDT realizaram uma manifestação em frente ao Palacinho antes da cerimônia de nomeação da presidente municipal do partido, Jaqueline Marques, como Secretária Municipal de Educação, na tarde desta segunda-feira, 1º. 

Uma ala do partido define como arbitrária a decisão da atual presidente ao juntar-se a coligação do governo. O vereador pedetista Luis Ruas, único representante da sigla no Legislativo, disse não ter sido consultado sobre o ingresso no governo Telmo. Desde o início das tratativas do PDT com o Executivo o vereador posicionou-se contra a ideia. “Eu disse e repito, quem entra no governo é o PDT e não o vereador. Nós tivemos uma turma muito grande fazendo essa manifestação pra vocês verem que não é o PDT todo que está entrando, tem uma divisão muito grande e acho que faltou diálogo, acho que o partido está entrando por cargos no governo”. 

Questionado sobre uma possível saída de Luis Ruas do PDT, o presidente Pompeo de Mattos disparou: “Pois quem sabe vai tarde. Nós queremos um partido onde quem for do partido luta pelo partido. Ocupa seu espaço aquele que tem capacidade e compromisso, e se ele não tem compromisso conosco, nós não temos compromisso com ele. Quero deixar isso bem claro, o PDT gosta de quem gosta do PDT”.

O prefeito Telmo preferiu relevar a situação: “Não vi.” relatou ao ser indagado sobre a movimentação fora do Palacinho. Já a nova integrante do governo, Jaqueline Marques, encarou a manifestação normalmente. “O protesto é uma coisa que pode acontecer, faz parte de qualquer partido democrático, as divergências existem, sabemos de alguns companheiros que não apoiam a entrada no governo, mas o PDT entrou pra viabilizar um projeto, e a nossa bandeira da educação está acima das questões individuais. Assumimos a secretaria da educação com esse compromisso”.

As duas siglas – PP e PDT – através das entrevistas do prefeito Telmo e do deputado Pompeo de Mattos na tarde desta segunda-feira deixaram claro que a aliança não é extensiva às próximas eleições municipais, mas a questão também não está descartada. “Por enquanto não, mas o assunto vai ser tratado com carinho”, disse o presidente estadual do PDT.